Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Arte Brasileira: música de Villa Lobos e letra sensorial



Música boa e brasileira. Que legal foi brincar ao som de Villa Lobos. Isto sim é arte brasileira. Eu só tenho três anos mas já estou aprendendo o que é bom.
Mamãe falou, um pouquinho só ,sobre quem foi Villa Lobos e a mamãe leu um pouco também sobre ele aqui.

Assistimos um vídeo com um desenho sobre a composição "O Trenzinho Caipira" , e  eu gostei e quis ver duas vezes até. Adoro trens. E espia se o vídeo não é bem legal mesmo: Trenzinho



Brincamos de trenzinho enquanto ouvíamos a composição de Villa Lobos. E no meio desta brincadeira a mamãe me apresentou umas letrinhas diferentes. Na mente da mamãe , nada melhor do que Villa Lobos para ajudar a introduzir a letra cursiva, assim usando recortes e colagens de papel colorido e papelão (caixa de pizza para as rodas) fizemos um trenzinho de papel para brincarmos enquanto ouvíamos a música do trenzinho. E este trenzinho foi nossa atividade artística de hoje, com letras cursivas feitas de lixa 
vermelha (porque assim a letra fica mais sensorial e eu posso traçar e memorizar sua forma).

Está gostando deste post? Assine e 
 Aí eu trouxe meu trem, ele se chama de Thomas,  para brincar junto. Mostrei para o meu amigo Thomas as letrinhas. Passei o dedo nas letras e logo já fui reconhecendo algumas. O a cursivo é bem parecido com o a mesmo, eu gostei. A letra o eu achava que fosse a letra q pois tem uma minhoquinha, mas a mamãe mostrou que não era. 
Depois que passamos os dedos nas letras, nós brincamos de andar em torno do trenzinho de papel cantando igual um trenzinho e quando íamos para frente nós cantávamos A E I O U, e quando andávamos para trás era U O I E A. 

Eu achei bem divertido. E depois quando a mamãe pergunta qual era a letra A ou I ou U eu já sabia apontar.
A mamãe também colou no chão, ao lado do trem, minha tabela com desenhos de boca para saber o som certo de cada letra do AEIOU, assim pude fazer o som certo enquanto traçava com o dedo a letrinha. Lembra desta minha tabela? Aqui deste outro post.

Agora assine nossa lista e receba primeiro as novidades:  




Uma indicação de leitura para quem quiser! (a mamãe não achou o livrinho para comprar para mim, vamos tentar encontrar na biblioteca). 

Um comentário:

Será uma alegria ler seu comentário...