Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alfabetização Infantil: LETRAS de MASSINHA CASEIRA DE SAL

A mamãe assou umas letrinhas de massa caseira para eu poder brincar. Assim posso ver meus vídeos enquanto brinco com as letrinhas.

RECEITA:
1xícara de trigo
1xícara de sal
água para dar liga- máximo 1 xícara . 

Amassar e colocar em forma para assar a 120 graus por 2horas ou 140 com a porta semi aberta por 50 minutos .Dependendo do forno, ficar de olho para não queimar)  
Nós usamos esta receita para fazer as contas coloridas com formas, lembra? Aqui 



Assim a mamãe montou o meu nome e deixou eu brincar com as outras letras. Eu escrevi OI e EI, que são sílabas simples que eu já sei formar. 
E eu fiquei ali brincando de falar o nome das letras, e de ler o meu nome (e eu não gosto muito de brincar com o meu nome,mas estas letrinhas de massa eu gostei de brincar).  
 Em outros dias nós brincamos de carimbo, eu podia colocar a letra na tinta e carimbar no papel. A mamãe colocou pouca tinta, pois como é uma bolacha se umedecer muito ela pode correr o risco de ficar mais mole.

Antes de carimbar eu estava brincando com as letras e acabei quebrando algumas, e a mamãe tinha falado que a letra podia quebrar né, que era para eu ter cuidado.
Então quando o A quebrou a mamãe falou:
__Agora está quebrado, o que a mamãe vai fazer? - a mamãe queria que eu visse que é preciso ter cuidado com as letras, mas aí eu falei:
__ Coa pufavô!*  (*cola por favor)

E não é que apenas colando com a cola branca e deixando secar um pouco a letra já ficou nova de novo? A mamãe nem sabia, fui eu quem descobri. 

 


Nem todas as letras eu carimbei, algumas tinham a letra maiúscula e minúscula então nós brincamos de contornar, primeiro a mãe segurava a letra e eu ia contornando. E depois eu mesmo quis segurar a letra e tentar contornar. Eu gostei muito mais de pintar com a canetinha porque não suja a mão, eu não gosto de melecar a mão com tinta.










Olha como ficou legal a letra M minúscula: 





2 comentários:

  1. Olá Glaucia!
    Boa noite!
    Muito boa esta ideia.Criança adora mexer em algo enquanto assiste TV, eu não tenho filhos, mas tenho três sobrinhos quais adoro e quando vem passar o dia em minha casa, não para, criança deve sempre ocupar as mãos para não mexer em nada e sua receita é formidável. Aprovadíssima ideia a qual estou copiando...
    Abraços sempre da:
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Olá Clara que ótimo saber isto. Realmente eles adoram!!!abraços

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...