Translate

terça-feira, 1 de abril de 2014

Educação Domiciliar: Educação Infantil Alfabetização Atividades Coordenação Motora Fina Materiais

Brincadeiras de traçar eu confesso que não gosto muito, mas como eu curto o site do bebelê, eu quis contornar na mesma hora esta letra A, e primeiro contornei usando o meu dedo. A mamãe não falou nada, só preparou a mesa com canetinhas e me deu a folha. Eu fui lá e comecei a contornar a folha com o dedo e aí escolhi uma canetinha e quis contornar uma vez e depois fui lá pintar o avião. 

Depois a mamãe recortou e eu pude vestir a letra A e brincar com ela. E eu agora sempre falo:
__ A di nhão!*  - (*A de AVIÃO) 
Este não esqueço nunca mais!!! 
E olha na fotinho como ficou legal mesmo né. 

Aí eu pedi um livro para a mamãe e resolvi que eu queria espiar um livro que só vou brincar mais pra frente, mas a mamãe deixa eu espiar os livros quando eu quero. 
Eu olhei o ABC que eu já conheço e falei sobre as letras, então eu vi umas brincadeiras de traçar e fiz (estas eu sempre corro delas , e a mamãe sempre inventa um jeito de me apresentar esta brincadeira de um jeito diferente... aí quando eu vi no livro fui lá e fiz rapidinho). A mamãe queria que eu fizesse devagar, com calma, pra aprender pegar o lápis, mas eu tenho pressa e não gosto muito destas atividades de traçar não. Então fiz só esta folhinha e continuei folheando o livro.
E a mamãe só ficou espiando o que eu ia fazer. 



Então eu vi as letras para traçar, e quis traçar a letra H e a letra F, mas é mais difícil do que eu imaginava. Eu até entortei um pouco a boca pro lado pra me ajudar. Sabe este negócio de contornar uma letra pelo lado de dentro requer uma habilidade de coordenação motora fina que eu ainda estou desenvolvendo. Então eu não muito continuar fazendo. Eu estou começando a fazer brincadeiras assim ainda. Aí eu fechei o livro, dei para a mamãe e corri brincar com o meu trenzinho.
E depois fiquei esperando o almoço né...porque estudar dá uma fome!!!!

DICA: este material do Bebelê é gratuito e disponível para impressão no site.

O livro é da coleção Disney na Escola Nível I. (a mamãe acabou encontrando ele em um sebo no estante virtual)



2 comentários:

  1. Olá Gláucia. parabéns pelo Blog.
    lendo este artigo,me veio uma pergunta.

    Conheço uma criança que completará 12 anos de idade já,e não sabe ler ainda..isso é normal?

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, tudo bem? Olha há muitos fatores que podem atrapalhar no processo de alfabetização. Fica difícil emitir uma opinião genérica sobre o tema.
    No entanto, se não houver nenhum diagnóstico já realizado sobre alguma necessidade especial quanto a cognição desta criança, então não é normal que ainda não seja alfabetizada.
    E até mesmo utilizar a palavra "normal" é muito amplo, por exemplo, para mim é normal que meu filho receba os estímulos que ele mesmo busca com sua curiosidade e assim esteja alfabetizando a si mesmo. Já em muitas escolas é "normal" que a criança não tenha este estímulo.

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...