Translate

sábado, 23 de agosto de 2014

Atividades espontâneas com o cérebro automático Dica Consultoria

Semana passada eu estava na casa de minha vovó. E foi uma semana bem diferente, eu pude brincar com meu vovô e ver desenho com ele, e joguei videogame com a vovó no computador e comi cada comida gostosa que ela fez. E fomos passear de carro, e comi "sorvete de maionese" (canudinhos) no aniversário da Tia Alê. E depois eles também me levaram para brincar na casa da tia Cícera onde brinquei com meus dois amigos. Foi uma semana muito legal.
Eu na horta da vovó, esta parte da horta é nova e eu adorei ir arrancar
 uns matinhos (sem a vovó ver...ops, ela vai ver agora no blog) 

Lembra tudo o que fiz na outra vez que passei a semana lá (a tartaruga e as atividades de vida prática)? Eu fiz novamente e as vezes eu simplesmente ia para o canto e ficava sozinho e quando a mamãe ia espiar lá estava eu repetindo de maneira automática alguma atividade ou brincadeira no estilo desta que fazemos em casa.
Uma brincadeira que chamou a atenção da mamãe foi esta (da foto acima). Eu coloquei um banquinho , peguei uns vasinhos de planta que estavam vazios da vovó e levei minhas figuras geométricas para brincar ali. E fiquei separando nos vasos cada forma geométrica as vezes por cor, outras pela forma e as vezes falava o nome da forma em inglês.


Eu que inventei esta brincadeira e na verdade o que eu estava fazendo era praticar e fixar o que já aprendi até aqui. Porque eu sou pequeno e gosto de repetição. E o que ninguém fala, porque hoje em dia a palavra "treino" está banida do âmbito educacional, é que ao repetir as atividades sozinho eu estou na verdade "treinando" aquilo que aprendi. Reforçando. Praticando. Como um atleta faz.Espero que você também não tenha medo da palavra treino (risos), a mamãe vai rir se você tiver medo. 
Treino nada mais é do que um esforço meu em praticar aquilo que aprendi.

Alguns dos significados da palavra treinar são: capacitar para uma atividade ou trabalho, praticar atividade a fim de adquirir experiência, exercitar, preparar-se para uma competição. 

Quando uma atividade é prazerosa nós temos a tendência de repetir ela por vontade própria ou quando é aprendida torna-se automática.Então não tenha medo e treine o que você aprendeu! Com a prática as nossas habilidades tendem a  melhorar.

A mamãe ficou tão feliz de me ver ali criando sozinho uma atividade que resolveu fotografar para inspirar outras mamães e papais a continuarem fazendo suas brincadeiras e atividades com seus filhos. Estas atividades vão aos poucos sendo internalizadas e nós crianças vamos aprendendo. E se a atividade que você apresentar não der certo no momento, veja o que fazer.

Se você quiser ver como é incrível o nosso cérebro assista o documentário do NetGeo chamado CÉREBRO AUTOMÁTICO:
O episódio dois fala bastante sobre as muitas ações que fazemos automaticamente e também que muitas das ações que pensamos estar fazendo conscientemente o cérebro já havia "pensado antes" (divertido não é?). 

O que minha mamãe mais gosta ao ver estes documentários é como a mente humana é um mistério grandioso e ao mesmo tempo há tantos educadores com suas teorias "fechadas" sobre como uma pessoa pode ou não aprender. As teorias de aprendizagem são muito importante,a mamãe não fala o contrário, mas infelizmente muitos educadores se compartimentam em uma teoria e a transformam em um dogma universal e esquecem que são exatamente "teorias"e que cada criança é diferente e até mesmo apesar de diagnósticos ou limitações físicas, sempre há exceções e esperança.Sempre há quem tenha coragem de transformar e ousar. 

Neste link é o episódio dois do documentário: 


Cérebro Automático - Ep 2 Poder do... por DOCUMENTARIOSBM


Gostou das Dicas? Conheça nosso espaço de CONSULTORIA EDUCACIONAL


2 comentários:

  1. Ola me chama Bruna, e amei a indicação de uma amiga de seu blog, meu pequeno Marco Antonio, amou trabalhar a criação do mundo, com a caixa sensorial! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Ola Bruna, que ótimo! Sinta-se a vontade para espiar nosso blog e se tiver qualquer dúvida só falar! Abração especial pro Marco Antonio (fiquei feliz que ele gostou da brincadeira) <3

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...