Translate

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dica Construindo conhecimentos: como melhorar a Coordenação Motora Fina Ensino Domiciliar

Se você acompanha meu blog, sabe que eu não gosto muito de desenhar ou escrever, até hoje foram pouquíssimas vezes que eu topei atividades assim e sendo seguidor do meu blog, você também  já viu dezenas de brincadeiras sobre formas geométricas, e sabe que eu já sei muito bem o nome das formas básicas tanto em português como em inglês (porque adoro o idioma inglês, apesar de meus pais não serem fluentes e os dois estão buscando aprender para me acompanhar).

E por que estou falando isto? Para você entender a razão desta atividade de hoje. 

Eu gosto muito de desafios e novidades como toda criança, mas não gosto de desenhar (ou tentar rabiscar - para mim é uma atividade que é difícil me auto engajar, pois exige muito de mim). 

Então a mamãe foi abrindo caminho dentro do meu interesse. 
Eu aprendi da seguinte forma:

Primeiro separadamente:
1. Algumas Brincadeiras para aprender as formas
 
2. Algumas Brincadeiras para desenvolver a coordenação motora

E agora: 
3. Como estou começando a ter interesse de usar lápis, canetas e tubo de colas começamos a fazer brincadeiras como esta das fotos.

Hoje usei o tubo de cola como se fosse um lápis para contornar uma forma geométrica, e colando Glitter depois (o que foi uma experiência sensorial diferente para mim).Minha única preocupação foi com a parte motora. Eu só me preocupava em contornar o círculo, e derramar com cuidado com o glitter, não precisei me preocupar em aprender o nome das formas porque isto eu já sabia.
Então , esta parece uma dica bem simples, mas é preciosa.
Se o seu filho não gosta de atividades de desenhar ou escrever (pois ele ainda não adquiriu as habilidades necessárias para realizar estas atividades) você pode incentivar ele proporcionando atividades que sejam "menos" desafiadoras intelectualmente, ou seja, atividades dentro de um conteúdo que ele já domine e se sinta mais seguro. 
Eu me sinto super seguro em falar sobre formas geométricas, então toda minha concentração foi apenas para controlar minha mão e aprender um pouco mais a desenvolver esta habilidade motora. 
E assim, um passinho de cada vez, vamos prosseguindo.


É importante os pais entenderem que tudo o que nós crianças pequenas aprendemos exige uma preparação. Para desenhar eu preciso saber tantas outras coisas antes, só que ao mesmo tempo é desnecessário esperar a criança ter a habilidade de escrever para só então ensinar o conhecimento (como nome das formas, sons das letras, nome dos planetas), enfim, seu filho não precisa primeiro aprender a escrever para então descobrir que existe uma forma chamada triângulo e que ela possui três lados. A curiosidade da criança pode indicar aos pais o que elas querem aprender no momento, e aos poucos, a medida que a coordenação motora vai evoluindo, elas podem aprofundar este conhecimento.

Veja, aqui no blog eu já usei massinha, colagem, tecidos, e vários outros materiais para aprender sobre as formas, e agora que minha coordenação motora fina está um pouco melhor eu também estou conseguindo contornar melhor as formas e me sinto seguro para arriscar pintar dentro das formas. Sem pressão, no meu ritmo e no meu tempo, vou construindo meu conhecimento colocando os tijolos na ordem que eu acho melhor e não na ordem que os adultos pensam ser melhor. 

Depois desta atividade eu até arrisquei fazer o número quatro sozinho, aí acabou saindo a letra A, então eu peguei a borracha e apaguei uma perninha do A e falei para a mamãe que era o número 4. Ela achou super criativa a forma que eu inventei para conseguir escrever o quatro. Eu estou procurando meu próprio jeito e isto para minha mamãe é algo valioso nesta caminhada...afinal eu só tenho quatro anos e não estou em uma competição com ninguém, apenas estou indo no meu ritmo e interesse para me apropriar da escrita dos símbolos que já aprendi e conheço. 


Gostou das Dicas? Assine nossa lista 

Um comentário:

Será uma alegria ler seu comentário...