Translate

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Como NÃO Atrapalhar seu filho em um projeto de Arte!


Outro dia eu mostrei dois palitos para a mamãe e disse:
__Eu quero fazer uma PIPA!
A mamãe imediatamente me perguntou quais materiais eu precisava, e eu pedi:
__Eu quero uma corda, papel vermelho e cola.
Eu pensei como eu queria a pipa, e nós temos aqui em casa várias pipas mas a mamãe me deixou criar a pipa que eu tinha em meu pensamento, ela me ajudou apenas nos detalhes mais complicados como amarrar os paus bem forte para não se soltar e colar uma parte da seda.

A principal ajuda que minha mãe me deu foi não me atrapalhar. Eu queria apenas fazer uma pipa. Eu não estava preocupado se os paus eram pesados demais para voar, se ela ficaria torta, se ela estava muito diferente das outras pipas que eu tenho, eu apenas queria saber se eu era capaz de fazer uma pipa. Eu não iria participar de nenhum concurso internacional de pipas ...era apenas um menino querendo brincar de fazer uma pipa.

A mamãe ofereceu os materiais e se afastou, eu fiquei ali tentando amarrar e como não consegui , pedi ajuda e falei como eu queria que fosse amarrado. A mamãe amarrou e saiu de perto.
Depois eu fiquei  tentando colocar o papel, eu não consegui e chamei a mamãe. Ela perguntou o que eu queria e me ajudou a realizar o que eu tinha em mente.

O principal é que eu fiquei super orgulhoso da minha Pipa, espia minha cara de alegria na última foto. E estou motivado para prosseguir criando as coisas da forma como eu imagino em meu pensamento.
Depois que a pipa estava pronta, eu pedi minha outra pipa e as coloquei  lado a lado, e para mim, a minha pequena pipa era tão bonita quanto a outra e isto bastou para minha mãe ficar feliz também.

Se o seu filho, ou filha, também pede para fazer coisas eu queria lhe dar umas dicas, e estas dicas são para projetos específicos como este da PIPA, ou algo específico que seu filho possa pedir :


1) Ajude seu filho a falar exatamente o que ele quer, e pergunte quais materiais ele precisa para realizar o que deseja - ao fazer isto você está ajudando seu filho a aprimorar o próprio raciocínio, e ao pedir a lista de materiais você poderá avaliar se ele pensou em todas as etapas do projeto e guarde para você esta avaliação.

2) Se faltar algum material, não seja proativa e deixe para ele descobrir que precisa do material, por exemplo, se ele não pediu a cola para fazer a pipa, espere que ele descubra como irá colar o papel na pipa. É importante para a criança ir descobrindo por si mesmo o processo de criação e suas etapas.

3) SILÊNCIO. Não incentive, não elogie.. Seu filho não precisa ser bajulado enquanto executa um trabalho que ele mesmo teve ideia de fazer. Deixe ele a vontade, mas se ele se sentir melhor com sua presença esteja próximo (lendo um livro, passando roupa, qualquer coisa menos vendo televisão ou celular ...evite eletrônicos pois podem atrair a atenção da criança e atrapalhar o momento). O principal é fazer silêncio, e deixar ele "trabalhando" em seu projeto.

4) PACIÊNCIA. Aguarde ser chamada. O tempo da atividade é do seu filho.Se você estiver com pressa, deixe este projeto para um outro dia e faça algo mais rápido com ele no momento. Não o apresse.

5) A arte ficou pronta? Quando seu filho mostrar, seja sincera e o encoraje. Valorize o esforço dele em tentar sozinho fazer a atividade. E se quiser fotografe o momento...no futuro será uma lembrança maravilhosa.


DICA EXTRA: uma das técnicas para se iniciar um projeto de arte é colocar no papel o que se vai fazer, se a criança já desenha você pode incentivar ela a fazer isto. Nós utilizamos este recurso também para outras atividades como aqui: PISTA .


Gostou das Dicas? Assine nossa lista

2 comentários:

Será uma alegria ler seu comentário...

Outbrain