Translate

quinta-feira, 31 de março de 2016

5 Mentiras sobre a Socialização nas creches



A pessoa defende a socialização compulsória entre crianças de mesma idade e aí quando surgem os atritos, ou justificam a violência ou legitimam o medo.

É normal as crianças aparecerem com roxos.
Mentira.  Não é normal
crianças se morderem e se baterem em creche e nem é normal seu filho chegar todo dia roxo de beliscões. Investigue e analise as causas: Será que a  sala de aula está muito cheia? Eles tem quantas auxiliares? Será que não estão deixando as crianças sozinhas por vários períodos (não é invenção, infelizmente, ouvi relatos pessoais disto)? (Dica: faça visitas surpresas em horários alternados, fale com outros pais e veja se o mesmo acontece com os filhos deles). Reclame com a escola, compareça pessoalmente e registre reclamação...não adianta enviar bilhetinho em agenda.


Observe também se o comportamento do seu filho está diferente.


É fundamental conhecer o seu filho e o corpo dele, saber quando ele cai e se machuca em casa como é o ferimento normal. Se ele estiver sofrendo mesmo violência, denuncie.
E perceber também se ele está mais agressivo, ou quieto, ou até se tem enjoos ou dor de barriga perto do horário de ir para a creche.De acordo com a psicologia infantil, estas situações de stress podem afetar também o sono e o hábito alimentar após chegar da creche. Se seu filho está lhe dando todos estes alertas, sua resposta deve ser efetiva.


O Certo é ensinar o filho a bater de volta, se alguém bater nele.


Mentira.. Não é normal incentivar seu filho bater em outra criança porque ele está apanhando todo o dia. Esta solução apenas assinala sua desistência da Educação do seu filho, afinal colocou a socialização compulsória acima da Educação e da ética e da virtude de uma boa convivência , e somente com o exercício destes valores seu filho irá fazer  verdadeiras amizades.


 Então, repense as suas prioridades. A linha entre a auto defesa e a agressão é muito tênue para que uma criança compreenda. A linha existe, mas na primeira infância pode se tornar praticamente invisível.


A violência não deve ser normalizada, muito menos na primeira infância.


A Dica é o adulto interferir como moderador, e se  for possível interromper de uma vez ou temporariamente a convivência obrigatória. Em resumo, ninguém é obrigado a conviver com ninguém. A tolerância não nasce da força, mas da empatia e do amor.


Isto é bom, ele fica mais forte!


MENTIRA. A famosa frase "O que não me destrói, me fortalece" não é para a infância. A criança é destruída pela humilhação ou violência. Não é normal a professora humilhar seu filho em sala de aula (um relato que infelizmente ouvi hoje), não irá fazê-lo mais forte (como um dos pais disse para justificar a humilhação que a criança sofreu), assim como você humilhar seu filho também não fará ele mais forte. E nem a humilhação por parte de outros amiguinhos fará seu filho mais forte. Esta conduta apenas ensina a criança a humilhar o seu próximo. Crianças aprendem com os exemplos dos adultos e copiam a conduta de outras crianças.


Não permita que seu filho seja submetido a este tipo de stress desnecessário.

Indo na creche seu filho vai deixar de ser egoísta.


MENTIRA! Seu filho não vai deixar de ser egoísta apenas por se matricular em uma creche. Valores são ensinados em casa, pela família e através dos exemplos.


 É a sua família quem vai inculcar a humildade, a caridade e filantropia no coração de seu filho. Escola é para ensinar conteúdos, e de preferência, sem doutrinação ideológica escamoteada.





Só na creche seu filho vai aprender a dividir os brinquedos.


MENTIRA. Seu filho não precisa da creche para aprender a dividir as coisas. Pois lá na creche nenhum brinquedo é verdadeiramente dele, tudo pertence ao coletivo, e dividir o que já é de todos não é tão difícil como as pessoas fazem parecer. Já os brinquedos e objetos que ele tem em casa, estes sim são dele. E é com estes objetos que você vai poder ensinar a partilha, por exemplo,  através de separação e doação para outras crianças.


Como falado anteriormente, não é a creche que vai ensinar seu filho a ter valores, os valores DEVEM ser ensinados em casa.





Sim.... tem muitas outras mentiras, mas acredito que começando com 5 apenas, já podemos repensar a realidade de muitas crianças. Devagar e sempre.


Moral: Quando você coloca a "socialização da creche" acima da importância de uma boa e real educação, algo está errado.


Repense , por favor.... pelo bem do seu filho.A Educação Domiciliar Integral, não é para todos, eu compreendo.


A Escola é na prática a única opção para muitas famílias. Se você é uma destas famílias,então faça  Educação Domiciliar PARCIAL, faça com empenho e , já aviso...é bem mais desgastante do que fazer o Homeschooling Integral. A sua participação e vigilância precisa ser redobrada!


Glaucia Mizuki   Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Um comentário:

  1. Muito bom, querida. É isso mesmo, e mais um pouco! O que mais ouço e já vi de creches são absurdos mesmo, precisamos ficar atentos.

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...