Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Alfabetização Fônica: Dica de livros e materiais (alguns tem links afiliados)

 
"O método fônico atenta não apenas aos optolalemas como também aos otolalemas (fonemas). O método fônico não é patenteado como um método comercializado por uma empresa. Não pertence a uma empresa, mas pertence à humanidade. O método fônico é completamente aberto e passível de aprimoramento constante e inclui tudo o que diz respeito à língua falada em suas dimensões auditivas, visuais e táteis. O método fônico é elaborado por professores universitários pesquisadores cientistas e, portanto, plenamente aberto. Pertence a uma visão aberta e democrática e científica e livre acerca da educação e da intervenção aberta a todo pedagogo e psicopedagogo e psicólogo e neuropsicólogo. E a todo cidadão interessado em ajudar as pessoas a ler e a escrever. Simples assim." (Fernando Capovilla)


Outro dia no Facebook fiz um texto sobre alfabetização fônica e o professor Capovilla comentou:






















Nós utilizamos o livro do Professor Capovilla (no topo) para alfabetizar nossos filhos, junto com o livro Consciência Fonológica , veja ao lado : 







Inspiradas nestes materiais, Glaucia Mizuki(eu) e Renata Rodrigues, ambas mães educadoras, criamos um material apostilado simples para alfabetizar os filhos em casa usando o método fônico. Veja a sequência de apresentação das letras e adquira as letras que você quiser:


Espero ter contribuído, um abraço a todos os pais que estão realizando o ensino domiciliar e aos educadores que estão buscando aprender mais sobre o método fônico.

Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...