Eu comecei o dia já aprendendo sobre a germinação das sementes. Em especial do feijão.
Eu assisti vídeos, cantei musiquinhas e conversamos sobre como a semente germina. A mamãe me mostrou um papel onde tem o passo a passo do que vai acontecer com a sementinha que vamos plantar.
A sementinha está ali dormindo, aí vem uma águinha e então ela começa a acordar...e aparece um brotinho no nariz dela, e este brotinho cresce e faz uma raiz na ponta e leva a semente lá para cima. Ela se abre e começam a nascer folhas e aí ela vira uma plantinha.
Depois de pintar a mamãe recortou e nós brincamos de jogo da memória.
Aí , eu e a mamãe plantamos os nossos próprios feijões. Eu queria que eles fossem mágicos igual os da história que vimos, mas como meu nome não é João talvez por isto eles não sejam mágicos.
Eu fiz como a mamãe falou, primeiro coloquei as bolinhas de algodão, depois joguei os feijões, aí pinguei água usando outro algodão. Então quando acabei a mamãe falou de novo que estas sementes de feijão estão igual a gravura número um...estão ali dormindo mas com a água que jogamos elas vão acordar.
Este é o material que usamos, as imagens que a mamãe encontrou pela internet para me ensinar como acontece a germinação:
Esta foi a imagem impressa |
E aqui você pode ver um vídeo que a mamãe editou com os melhores momentos de nossas brincadeiras com a semente do feijão (historinha da semente, jogo da memória e plantando os feijões):
Nós brincamos de cantar estas musiquinhas da sementinha:
Eu e a mamãe assistimos também a história do JOÃO e o Pé de Feijão (o FINAL DA HISTÓRIA no vídeo está faltando, a mamãe ficou triste e eu também mas ela contou o final para mim. E foi o único vídeo que achamos com a história) :
Veja as fotos de nossos feijões:
E depois colocamos na terra, porque não aguentam muito tempo no algodão ... e nós estamos tentando ver até onde vai esta nossa mini plantação rsrsrs
16 dias |
Olha só que linda a vagem crescendo... |
Aqui eu cuidando nos nossos feijões colocando mais terra |
Esta foi nossa colheita e muitas e muitas lagartas que eu pude observar,porque elas adoraram comer as folhas dos feijões e estas foram as vagens que sobreviveram. :) |
Que legal!!! Amei!!! Vou colocar em prática essa idéia!!!
ResponderExcluir