Translate

quinta-feira, 20 de março de 2014

Ensino Domiciliar Estações: Outono Sensorial






Hoje conversamos sobre o OUTONO, e tem tanta árvore perto da minha casa que eu pude ver de perto como algumas vão perdendo as folhas e outras ainda estão bem verdes. Então, eu saí pelo quintal recolhendo folhas. 





































A mamãe me deu um pote e falou que eu precisava recolher cinco folhas caídas. Eu não poderia arrancar as folhas das árvores. E as folhas tinham que ter um pouco da cor amarela, que é a cor que a folha fica depois que cai das árvores.
Então eu fui na frente do nosso quintal, e vi umas folhas caídas e me abaixei e peguei:
__UM - eu falei, aí vi umas folhas um pouco mais para frente e andei rápido até lá e falei - DOIS, TEIS, CACO, QUINCO!
__Já? - a mamãe perguntou
E eu respondi fazendo sim com a cabeça e falando:
__Aham! QUINCO.
E voltei para dentro de casa para ver o que nós íamos fazer. Eu estava curioso.

E a mamãe arrumou na mesa uma folha , lápis de cor, cola , pincel, canetinha... e eu fiquei ali, pintei um pouco a folha, depois a mamãe me mostrou que colocando a folha embaixo e pintando aparecia o desenho dela mas eu não gostei muito desta atividade. Então peguei o pincel e molhei na cola e fiquei pintando o papel com cola, e peguei uma folha amarela e colei. Apertei forte na cola e mostrei para a mamãe. E a mamãe falou:
__ Ummmm.
Então eu entendi, era para colar as outras folhas. Aí fui colando

bem rápido. Peguei o potinho de novo e já fui para a porta.
A mamãe perguntou:
__ Aonde você vai?
E eu respondi:
__DEZ FOIAS (*dez folhas) - isto mesmo, eu queria DEZ folhas.

Eu saí andando e olhando em volta, fui um pouco mais pra frente e não vi folhas lá. Aí fui embaixo da parreira de uva, ela estava já com várias folhinhas no chão.
E eu fui pegando rápido e contando: UM, DOIS, TEIS, CACO, QUINCO, SEIS, SETE, OCO, BÓNI, DEZ,BÔZI...
E a mamãe perguntou:
__Você pegou onze folhas?
__AHAM BÔZI - e comecei a voltar para a sala,eu queria logo colar as onze folhas.

A mamãe pegou outra folha e falou que eu tinha que colar todas naquela folha que tinha o mesmo tamanho que a outra. Eu passei a cola e fui colando aqui e ali, ficou um pouco mais apertado. E a mamãe colocou os dois papéis prontos lado a lado, e me perguntava aos poucos, várias coisas:
__ Qual papel tem mais folhas? O que tem cinco folhas ou o que tem onze?
E assim eu contava e olhava e pensava. E para ajudar a mamãe pedia para eu contar usando os dedos da minha mão. E nós contornamos meus cinco dedos no papel que tinha cinco folhas. E no papel que tinha onze folhas, nós contornamos meus dez dedos e a mamãe falou que ainda nao tinha onze. 


Ela perguntou quantos dedos faltavam para chegar ao onze? E começou a contar desde o número um até o onze e eu fiquei olhando os dedos desenhados, e quando ela falou onze eu disse:
__UM - e mostrei um dedo.
E nós contornamos mais este dedo.
A mamãe escreveu números em cada dedo para eu entender melhor. Depois eu até brinquei de contornar a mão da mamãe, mas quando a mamãe tirava a mao do papel não ficava o desenho certinho, eu não sei o que ela faz mas eu não consegui ainda contornar as mãos dela :/ Ela disse que eu tiro a caneta do papel, e não tenho calma...mas é verdade, eu já quero ver o resultado e me afobo. 


E para terminar nossa atividade de outono, eu fiz uma brincadeira de ligar folhas com números de um a cinco, mas não eram números e sim o desenho das mãos. Eu achei mais difícil, porque estou acostumado com os números...vou até deixar esta atividade aqui para quem quiser tentar fazer. Se você se sair melhor do que eu pode comentar aí que eu quero aprender a fazer isto direito. Foi a mamãe quem fez esta atividade no computador pois não encontrou nada assim com folhas de outono e mãozinhas como ela queria .

Assine e 
Então é isto pessoal, um outono lindo para vocês!!!Ou outra estação...dependendo onde você mora ...não é nem outono né...mas isto é assunto pra outro dia. Agora preciso mesmo ir mimir. Hoje brinquei demais! :) e esta foi minha única atividade sensorial e direcionada do dia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...