Translate

terça-feira, 17 de junho de 2014

Educação Domiciliar: 3 dicas de COMO criar uma rotina visual


Eu estou em um momento que preciso cada vez mais saber o que é que vamos fazer depois.Para mim dá uma alegria conhecer as tarefas e brincadeiras que vou fazer durante o dia.
Então nós começamos a fazer uma rotina.

A mamãe usou um papel cartão amarelo (em homenagem ao BRASIL, e eu estou adorando tudo que é da COPA). E recortou letras em verde para escrever a palavra HOJE.
A partir daí ela fez placas com os dias da semana e com imagens do tempo (sol, chuva, nuvens), e anotou apenas 4 atividades que farei durante o dia.
E aí ela desenhou e recortou alguns detalhes para que eu cole no cartaz a medida que vou fazendo (como frutas, e desenhos sobre as atividades que eu farei durante o dia).

Para que cada mamãe ou papai possa fazer sua própria rotina a mamãe anotou algumas dicas:

1. Comece com uma rotina simples 4 a 5 itens que poderão ser ilustrados com desenhos ou gravuras para facilitar a compreensão. 

2. Use o material de sua preferência mas que seja colorido e tenha como a criança interagir (quanto menor a criança , mais ela quer interagir e as cores ajudam a despertar o interesse). Você pode usar tecido/ papel e velcro/fitas adesivas, metal e ímãs...enfim, adapte ao seu orçamento e realidade. Recicle.

3. USE a rotina. Apresente para seu filho, e durante o dia incentive ele a utilizar. Se você optar por fazer gravuras secundárias, por exemplo, a maçã e a laranja (são frutas que no dia temos na geladeira) e depois que ele comeu então foi no cartaz e colou a maçã ao lado da frase COMER BEM. A figura é um incentivo para que a criança coma as vezes a fruta toda ou prove ela, o que já é melhor do que negar. 


Obs: Como estamos pacientemente no desfralde, agora a rotina também está para contribuir para isto rsrsrs por isto o item usar a cueca, como primeiro item, para ser feito logo pela manhã.


2 comentários:

  1. Que ideia genial. Noção de tempo, organização, responsabilidade, altruísmo e outras que com certeza eu não percebi. Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Legal que você gostou Érika :) a melhor parte é a diversão rsrs ele adora interagir com a rotina. Ontem ele pegou um livrinho e leu depois correu na rotina colar o mini livro e disse:
    __ IEL LIVU HISTÓIA (dizendo que o Samuel leu um livro de histórias rsrs)

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...