Translate

segunda-feira, 17 de março de 2014

Ensino Domiciliar: Matemática a partir de 3 anos

Eu adoro matemática, e hoje a mamãe vai comentar sobre um dos blogs que mais ajudou ela a encontrar um caminho para me ensinar.

E vou colar aqui as fotos de uma das atividades que fizemos indicadas pelo blog, a mamãe fez placas com os números e eu colei adesivos representando os números. Depois nós brincamos muito com estas placas, eu passeei de trem por elas, corri, pulei, no final colamos no lado da geladeira para brincar outro dia.





OFF POST: MAMÃE POSTANDO SOBRE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS PEQUENAS

Em suas descobertas diárias meu filho tem aprendido cada vez mais sobre o fantástico mundo dos números. 
No entanto, quando eu decidi começar a lhe ensinar , confesso que estava meio perdida em como deveria ensinar e o que ele precisaria aprender primeiro. E saí então vasculhando a internet atrás de informações em sites de Homeschooling. 
Com muita alegria encontrei uma indicação em um grupo de Homeschooling no Facebook e então conheci o Blog da Lú. O nome do blog é Estimulando meus filhos, e para mim é um dos blogs mais ricos, feito por uma mamãe que muito se dedica a ensinar seus filhos. E tenho aprendido muito com as completas postagens da Luciana Araújo. O nome do post é "Tabuada - Como ensinar multiplicação desde o princípio - a partir de 3 anos" e é incrível o quanto meu filho tem aprendido agora que tenho seguido estes passos. 
Gostaria de deixar aqui o link para a postagem que abriu meus olhos para compreender como eu deveria ensinar a matemática, o que eu deveria ensinar primeiro, como ajudar meu filho a se desenvolver e o que ele deveria saber. Tenho usado os ensinamentos da Lu e meu bebê tem demonstrado uma grande evolução em seus conhecimentos matemáticos, em poucos meses já está mergulhado em um conhecimento que pensei ele só acessraia após os quatro ou cinco anos de idade. 
E agora , com três anos e um mês já está tão apaixonado pelos números e pela matemática que a cada dia se empolga a aprender os novos conceitos.
Eu me sinto muito grata a Lú . 
Vou transcrever partes do conteúdo para que fique como um backup na internet, e espero mesmo que ela tenha feito backup de todo o blog dela porque é maravilhoso. Ao final deixarei o link (é imperdível).

Veja os passos: 
"1° Passo - ContagemDe vez em quando a gente se depara, em conversas informais entre mães, com uma minicompetição chamada "Meu filho conta até...". Uma diz que o filho de dois anos conta até 10, outra que conta até 20, e uma jura que, pulando um ou outro número, o dela conta até 100. Veja bem, existe uma grande diferença entre decorar a sequência de números (um, dois, três, quatro, etc.) e ser realmente capaz de contar, isso entendido como compreender a relação entre a quantidade e o conceito de um, dois, três, etc. Para saber se seu filho realmente é capaz de contar até 10, utilize material concreto." (no blog tem imagens com exemplos de atividades para você fazer)

"2° Passo - SequênciaA criança deve se acostumar a encontrar padrões, isso é indispensável para compreender a matemática. O trabalho com sequências desenvolve a habilidade de reconhecer esses padrões que vão aparecer em diferentes graus de dificuldade à medida que avançamos nos conhecimentos da matéria".

"3° passo - Agrupamento: As primeiras noções de agrupamento devem ser trabalhadas através da noção de pertença. Assim, a criança deve identificar que objetos pertencem a um determinado grupo: fazer a classificação."

"4° passo - Apresentando o conceito de multiplicação Tão logo a criança seja capaz de realizar com segurança operações de adição e subtração, ela deve ser incentivada a contar de dois em dois, de três em três, de quatro em quatro, e assim por diante. Continue trabalhando com elementos concretos, como material dourado ou pequenos brinquedos, borrachas, bolinhas, pedrinhas, etc. Procure atividades no cotidiano onde possa inserir esse tipo de contagem, como contar as pessoas de uma fila, os carros de um estacionamento, os feijões que vai preparar para o almoço, os carrinhos de brinquedo, etc. Mas incentive-a a contar mentalmente também. Se ela já souber escrever, peça que conte e escreva os algarismos, como nas tarefas abaixo."

"5° passo - Tabelas de multiplicação: Elas não só ajudam a criança a entender a tabuada como também a ajudam a procurar, checar, compreender e usar padrões matemáticos para chegar aos resultados. Temos abaixo a sequência de tabelas de multiplicação utilizadas pelo método Montessori aqui no Brasil."

"6° passo - Memorização da TabuadaDepois que entendeu como funciona a tabuada é hora de memorizar os produtos. Esse é um ponto muito importante. No dia-a-dia precisamos de cálculos rápidos para resolver problemas práticos, e se a tabuada estiver memorizada vai ser muito mais fácil resolvê-los. Como já disse, sou uma grande defensora de que a matemática seja explicada em seus fundamentos, mas este é um caso em que decorar vale a pena. Quando a criança conseguir resolver os cálculos mais rapidamente, essa agilidade vai lhe proporcionar mais prazer em resolvê-los."
VISITE O BLOG DA LU



2 comentários:

  1. Muito obrigada, Gláucia! Você também inspira a mim e a muita gente. O amor e criatividade que você partilha em seus blogs nos enche de alegria. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, o teu blog é maravilhoso, é minha fonte de inspiração. Obrigada por compartilhar teus conhecimentos <3

      Excluir

Será uma alegria ler seu comentário...