Translate

terça-feira, 22 de março de 2016

GHEC 2016:A Educação Domiciliar é um direito! - Meu registro

Olá pessoal, depois de ter participado deste evento incrível que foi o GLOBAL HOME EDUCATION CONFERENCE de 2016 no Rio de Janeiro, eu não poderia deixar de repassar minhas  impressões.

Primeiro, preciso agradecer ao convite para palestrar no evento, o que foi uma experiência fantástica e de muito aprendizado para mim, e uma oportunidade incrível de conhecer pessoas e autores de livros que estou lendo e aprendendo a admirar. (A humildade destas pessoas foi uma das coisas que mais me marcou).

Depois preciso enfatizar a importância deste evento para a Educação Domiciliar, não apenas para nós que estávamos lá, mas para todas as famílias, pois agora o mundo ouviu falar que há Educação Domiciliar aqui! Um dos comentários que ouvi, inclusive, é de como um dos organizadores se surpreendeu com o preparo dos brasileiros e dedicação dos brasileiros. E saí do evento pensando "eles não perdem por esperar". Nós temos muito mais para realizar dentro deste campo. 

Dentre as palestras, como cada um escolhia o que iria assistir, eu acabei assistindo mais temas relacionados a política, pesquisas e algumas palestras de temas gerais. A vontade era participar de tudo. 

Em destaque algumas ideias lançadas pela Palestra Magna de Sugata Mitra, falando sobre seu projeto ESCOLA NAS NUVENS   com sua provocativa frase "A ausência do Professor é uma ferramenta pedagógica" ou "a criança possui uma ordem espontânea diante do caos".

Em resumo o evento deixou : EMOÇÃO, MOTIVAÇÃO, ESPERANÇA, CONTATOS ,além de aprofundar os conhecimentos sobre o tema.
Importante deixar aqui alguns pontos que foram aprofundados, como :


* A importância de divulgarmos o homeschooling, e ensinar  o que é Ensino Domiciliar (para conselhos tutelares, políticos, vizinhos, nas igrejas).
* Quando falamos em Direito, precisamos falar do DIREITO DA CRIANÇA de estudar em casa e o direito da família de ensinar no lar.

* A argumentação central nossa não deve ser na escola ser ruim mas justamente no direito da criança aprender em casa. Atacar a escola reduz as chances de diálogo e assim, de divulgar a Educação Domiciliar.
* Precisamos lutar juntos por este direito, nos unir e não se fragmentar em pequenos grupos (Pessoalmente eu penso que os pequenos grupos são riquíssimos para aprofundamento por afinidades, no entanto, é fundamental manter contato com grupos que diferem de sua abordagem de Homeschooling para juntos lutarmos e declararmos que a Educação Domiciliar é sim nosso direito). Uma forma prática de fazermos isto é nos "linkando" virtualmente, indicando uns os blogues dos outros, recomendando uns aos outros.
e enfim:
* A importância de nos associarmos e nos fortalecermos. Atualmente temos apenas uma associação nacional, que se chama  ANED . Representada por uma família que muito se esforça para divulgar a Educação Domiciliar em Brasília, trabalhando em frentes que nós pais não podemos trabalhar no dia a dia. É fundamental nos organizarmos. Para se associar na ANED, veja informações no site!



Minha alegria agora é esperar a primeira Conferência Brasileira de Educação Domiciliar, seja qual for o nome, que seja logo!

Vou colocar no final deste post, links que os pais estão fazendo falando de suas impressões sobre o evento, ah e não poderia faltar também um REGISTRO PESSOAL meu! Fiz um vídeo logo depois que o evento acabou rsrs e minha cabeça estava girando a mil ainda com as informações, eu assisto o vídeo agora e começo a rir, pois estou até falando mais devagar rsrs é simplesmente incrível ter vivido esta experiência do GHEC:





Minha vontade era que todos os pais pudessem realmente participar deste evento e por isto fiquei postando no facebook frases e fotos para inspirar e motivar os que não estavam ali, espie alguns posts abaixo: 









Link para quem lê em inglês:  André Stern sobre ENTUSIASMO DE APRENDER (legendas Inglês)

Resumo da blogueira Gabriela Costa, vale a pena espiar - GHEC2016!

Mãe Homeschooler Bianca, está colocando num blog o que viu no evento: PREFIRO MEU LAR



Gostou das Dicas? Assine nossa lista

3 comentários:

  1. Que legal Glaucia! Eu não pude ir ao congresso por ser muito longe e também pelos meus filhos que não teriam com quem ficar ... Mas fiz a inscrição para assistir online e não consegui acompanhar quase nada! Rs rs rs as crianças não deixaram rs rs Eu pude acompanhar um pouco por causa das suas postagens no facebook. Como queria ter ido!! Mas espero que tenha muitos frutos dessa conferência e que as famílias que praticam ED se unam, formem associações, divulguem materiais, organizem encontros com as crianças... Enfim, que aprendamos mais com as experiências das famílias dos outros países. Só posso entender o homeschooling como uma decisão e escolha por amor aos filhos. Todo o tempo, planejamento, atividades são feitas por amor e entrega total aos filhos. Muito obrigada Glaucia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Andressa! O evento deixou bem este sentimento e motivação. Foi maravilhoso aprender com a experiência de pessoas do mundo todo, havia pessoas de todos os continentes ali, falando suas vivências e compartilhando pesquisas , e dando dicas práticas para lideranças. Foi maravilhoso!

      Excluir
  2. Meu filho mais novo tem 10 anos, e dificuldades de aprendizagem e sempre acaba aprendendo
    em casa, sou funcionária pública e aposento em agosto, dá tempo de começar ano que vem, já que ele vai trocar de escola, como posso fazer parte do homeschooling

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...