Translate

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Atividade Sensorial : Mãozinhas Educação Domiciliar - Educação Infantil


















Hoje pela manhã a mamãe falou com a titia Fabiana Akutagawa e viu que ela fez uma atividade sensorial muito legal com sua filha usando mãos sensoriais, então a mamãe teve a ideia de fazermos a atividade de hoje. Fazia tempo que ela coloria e guardava cascas e miudezas esperando  uma atividade legal para poder usar e foi o que aconteceu hoje!

O material que usamos foi:

* Embalagem de papelão recortada no formato de minha mão, 
* cola branca
* pincel para aplicar a cola
* Materiais Sensoriais:um pouco de milho, arroz, feijão, terra, flores (matinhos) do quintal, cascas de pistaches (que a Titia Su deu para eu brincar), canjica que a mamãe tingiu de vermelho e cascas de alho tingidas de verde.

Dicas para tingir: Para tingir a mamãe deixou elas de molho de um dia para o outro, escorreu a água e deixou secando no sol. As cascas de alho levaram 2 dias para pegar bem a cor. A mamãe havia reaproveitado o corante alimentício diluído que havia usado já para tingir grampos de roupa de madeira. 


  Nossa brincadeira começou na varanda (foto acima), pegando o sol da manhã. Eu primeiro explorei os materiais, coloquei a mão e senti e então a mamãe passou a cola na primeira mãozinha e então colamos o primeiro material sensorial (arroz), eu despejei o arroz no potinho e balancei com cuidado o potinho para espalhar o arroz. Aí a mamãe me ajudou a tirar a mãozinha e colocar ela secar bem no sol, e recolheu o arroz em um pote. E assim fizemos com cada mãozinha.
Quando acabou, deixamos as mãos secando e voltei para brincar dentro de casa. Eu não sabia que a brincadeira não havia acabado.

Brincadeira: Encontrando as MÃOS!

Um pouco depois (quando secou bem a cola das mãozinhas) a mamãe escondeu todas elas dentro de uma caixa em minha mesa sensorial, e encheu de serragem (aquela que compra pra porquinho da índia rs), então a mamãe desenhou a minha mão na capa da caixa e fez uma interrogação.
Aí ela me chamou , ela disse que precisava da ajuda de um detetive! E então me mostrou a caixa e disse:
__ Por favor senhor detetive, eu preciso descobrir o que é isto!
Eu olhei a caixa e olhei para minha mão, apertei meus dedos e disse:
__É UMA MÃO! É A MÃO IEL* (é a mão do Samuel)
E a mamãe apontou para a interrogação dentro da mão e perguntou:
__E isto senhor detetive? O que é ?
Aí eu fiz uma voz de espanto e disse:
__É o 
 istéiooo* (*é o mistério)
E eu abri a caixa e falei:
__UAUUU - com minha voz de detetive e comecei a procurar as mãos!
Achei todas elas! E escondi de novo para poder achar de novo.
Depois então nós colocamos elas no chão e eu pude brincar de sentir qual era macia, ou mole, ou dura, ou áspera e as cores. Foi bem divertido ...por que você não pede para sua mamãe brincar com você? 



Obs: Claro que no final de tudo a sala ficou cheia de serragem no chão e eu fiz questão de passar o aspirador embaixo da minha mesa, a mamãe ajudou depois arrastando a mesa que é muito pesada...eu adoro usar o aspirador com a ajuda da mamãe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...