Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2015

VIDA PRÁTICA Dica 5 Atividades para seu filho aprender e brincar



Olá, eu gosto muito de atividades de vida prática, além de eu adquirir autonomia e me desenvolver estou assim ganhando responsabilidades dentro de casa e sentindo-me útil (além de eu achar bem divertido).

Então aí vão 5 dicas de atividades de VIDA PRÁTICA:

1. Ajudar a preparar a refeição : Deixe o seu filho ajudar na hora do preparo dos alimentos. Eu sempre que posso ajudo meus pais, e neste dia eu ajudei fazendo sozinho a salada. Lavei bem as folhas com água e vinagre (a mamãe havia pré lavado), depois sacudi bem as folhas e rasguei elas com a mão mesmo. Aí cortei com cuidado o tomate (a mamãe ajudou a fazer o primeiro corte e encaixou a faca, pois a pele do tomate é escorregadia, e você vai precisar de ajuda dos seus pais, pois as facas são perigosas).



2. Descasque seu próprio alimento - Na hora do lanche descasque sozinho sua tangerina, sua banana, ou até na hora de comer um lanchinho como eu na foto comendo OVO Cozido, descasquei devagar e sozinho. A mamãe cozinhou o ovo, depois esfriou ele bem deixando na geladeira. Eu descasquei e comi tudo. 




3. Ajude nas tarefas da casa. Eu tenho quatro anos e agora em todos os cômodos da casa há algo que eu já posso fazer. Então a pia do lavabo é minha responsabilidade. Eu lavei com sabão , esponja e água. ADOREI amassar a esponja e sentir a espuma. Depois espalhar a espuma e esfregar as partes que eu achava que precisavam mais. Assim como o resto da família agora eu posso contribuir com a limpeza da casa, além de ser uma atividade que me ajuda na coordenação e equilíbrio. Quando eu era menor também ajudava, com brincadeiras diferentes e  cuidando da ROUPA.

4. PLANTE.  Se você não tem quintal em sua casa providencie uma floreira portátil mas não perca a chance de semear, plantar e ser responsável pelas plantinhas. Eu tenho que visitar sempre os canteiros, ajudar a arrancar os matinhos miúdos que teimam crescer no meio, e molhar as plantas quando estão muito secas. ( Veja mais em "O Meio Ambiente e a responsabilidade Cristã") . 



5. SERVIR .  Brincadeiras de transferência de líquidos ajudam muito na coordenação, agora pense esta brincadeira contextualizada em uma piquenique (mesmo se for como este na varanda). Eu pude servir a mamãe e eu mesmo, e brindamos antes de brincar de XADREZ. Sem falar que servir o outro é um exercício de amor eu amo piqueniques.


Viu como foi fácil? E você? Preparado para praticar todas estas dicas em sua casa? Nos envie fotos fazendo atividades de vida prática e vamos postar aqui !!! Abraços!

Gostou das Dicas? Assine nossa lista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...