Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Avaliação do Nosso Homeschooling 2015 e Planos para 2016

por Glaucia Mizuki
Hoje eu e Sam aproveitamos nosso primeiro dia dele aprendendo a usar a prancha, ver a disposição dele e animação foi como a coroação deste lindo ano de Homeschooling.
Ver o quanto ele cresceu e aprendeu este ano foi fantástico, um verdadeiro privilégio.

Sua evolução na fala e comunicação com terceiros (até os tios e avós comentam sobre isto) , sua disposição em aprender e respeitar os pais e avós, em escolher obedecer e mostrar-se mais maduro e autônomo. Ver cada conquista tem sido um privilégio. Perceber o quanto ele tem se esforçado e rompido os próprios limites, sua pequena coragem diante de tantos desafios.

Se eu fosse a professora dele (e eu sou rsrs) e estivesse escrevendo a avaliação anual para entregar para a mãe, teria tantas coisas para falar. Quando eu era professora em um jardim de infância a avaliação era minha parte preferida (confesso), eu tinha um dossiê diário onde ia anotando as observações, registros e evoluções dos alunos, e ao final do bimestre unia tudo isto num texto que descrevia o aprendizado da criança para as mães. E lembro como fosse hoje de uma mãe que veio emocionada com a avaliação nas mãos. Ela disse "Você descreveu exatamente meu filho, e eu me senti aqui com ele todos os dias".

Sim. Era o que eu pretendia fazer. Era ajudar os pais a se sentirem ali, fazendo parte daquelas conquistas que eu estava colhendo por eles. No entanto, cá estou eu, semeando e colhendo as conquistas junto com meu próprio filho. E na hora de avaliar ele, me vejo cheia de imagens e vídeos e registros deste ano que passou e ao invés de querer transformar tudo isto em um texto, o que eu quero é agradecer. E me permitir sentir esta gratidão pelo privilégio de ser participante na auto educação dele.

Eu sei em meu coração cada evolução e conquista e barreira que ele venceu. Eu sei o quanto ele cresceu (tanto fisicamente - pelas calças que remendei duas vezes para o inverno rsrs) e quanto evoluiu emocionalmente e em conhecimento também. Eu sei o que ele precisa desenvolver a curto -médio e longo prazo, o que ele gosta, o que ele tem dificuldade e não gosta e sei também que muitas coisas ainda não sei e vou aprender com ele (é uma parte do homeschooling que gosto muito, de aprender junto com meu filho). E mesmo apesar de toda a avaliação que está pronta, aqui na ponta dos dedos, só consigo pensar em GRATIDÃO.

É um sentimento que inunda meu coração e alma, e olhando as fotos e revendo meus registros deste ano, não consigo pensar em escrever nada diferente do que o privilégio de fazer educação domiciliar. De poder andar com meu filho todos os dias do ano, de estar ao lado dele e iluminando seu caminho enquanto ele ilumina o meu.
Então, desculpem se esta avaliação não lhe ajudar a fazer sua avaliação, mas se ela lhe inspirar a olhar com mais gratidão para tudo o que vocês fizeram neste ano, então valeu a pena compartilhar.

Entre as metas de 2015 estavam : melhorar a fala e comunicação com terceiros, cortesia e graça (inspiração Montessori), leitura dos evangelhos, Leitura de livros diversos inclusive sem imagens (inspiração Trivium - estamos encerrando o ano lendo A Volta ao Mundo em 80 Dias e lendo biografias - lemos Santos Dumont e de Cruz e Souza) , fazer leituras de livros infantis diversos (e iniciando conversas sobre os livros - interpretação de textos simples) , fizemos diversas brincadeiras para ampliar a coordenação motora fina, fizemos algumas viagens para Joinville para estimular convívio com avós, aumentar a autonomia (higiene pessoal, vestir roupas sozinhos, escovar dentes sozinho), ampliar vocabulário em Português e Inglês, matemática (aprender a contar os números de 2 em 2 até 10, aprender números pares e ímpares, somas e subtrações até 10, iniciando unidade/dezenas/centenas com material dourado). Aprofundar os conhecimentos sobre órgãos do corpo humano e ossos. Conhecer mais sobre Santa Catarina e sobre a história dele mesmo. Enfim, em termos de conteúdo, também alcançamos as metas e mesmo fazendo isto de forma muito espaçada e no ritmo do SAM, estou muito grata por este ano.

Para o ano de 2016, eu pretendo prosseguir com nosso Homeschooling Eclético, onde utilizamos inspiração de Educação Clássica, Montessori,Estudos por projetos (temáticos) e Unschooling, e prosseguirei pesquisando, pois o Sam sempre traz algo novo que me desafia então espero que no próximo ano o blog tenha muita coisa nova e inspiradora para todos os seguidores.

Com tudo isto só posso dizer que nossa avaliação é cheia de esperança, gratidão e muita alegria pelas conquistas alcançadas, mas principalmente que todo este processo é pano de fundo do sorriso de meu filho. Assim como na foto o mar é paisagem, mas não está ali só como paisagem, assim também tudo o que ele aprendeu este ano é pano de fundo para a alegria dele em aprender.

E assim, termino esta avaliação desejando a todos um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO , cheio de bençãos e saúde. E também, perguntando: como está a avaliação de 2015 por aí?
Compartilhe nos comentários, vou adorar ler cada uma e responder.

Abraços,


Gostou das Dicas? Assine nossa lista

2 comentários:

  1. Olá meu nome é Deise!
    Linda as suas palavras e senti muito amor em cada uma delas.

    Eu não sou muito boa em palavras, mais vamos lá, rsrsrs.

    Resumo: meu primeiro ano como Homeschooling e já está acabando��.
    Mais ano que vem tem mais.
    E o fato de estar todos os dias com a minha princesa não existe palavras que possa expressar esse sentimento.
    É simplesmente bom de mais.
    Descobrir esse método foi a realização de um sonho.
    Minha pequena e eu aprendemos muito juntas,pois não é só ela que aprende eu todos os dias aprendo junto.
    Ela aprendeu as letras e os sons que elas emitem.
    Os números de 1 a 100.
    Unidade, dezena.
    A adição e subtração de 2 algarismos.
    Estamos decorando a tabuada, muito boa essa parte pois me surpriendo a cada dia a capacidade de memorização dela.rsrsrs
    E muito mais, que é muita coisa para escrever.
    Mais só tenho a agradecer a Deus para me dar forças para enfrentar tudo, e também ao meu esposo, que sempre parceiro.
    Quando eu tinha dúvida em algo ele ia e pesquisava e me auxiliava, foi de grandíssima ajuda,ele que me apresentou esse método de ensinar em casa.
    Ele também me ajudou muito na hora de encarar a justiça e muito mais.
    Amo, amo, amo, muito ser uma mãe educadora.
    E amo muito passar cada milésimos de segundo ao lado do maior presente que eu podia ter nesta vida.
    E hoje graças ao meu bom Deus tenho 2 presentes e amo muito ser mãe.
    E logo,logo vou ter mais uma Homeschooling. Rsrsrs.
    E são essas as minhas palavras.

    Um ótimo fim de ano a todos e um feliz ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que emocionante seu relato, obrigada por compartilhar!
      É bem este sentimento de gratidão que eu também sinto. Como é um privilégio maravilhoso fazer parte desta auto aprendizagem de nossos pequenos.
      E realmente a capacidade de memorização deles é impressionante rsrs Abraços e obrigada de novo por compartilhar. Um 2016 cheio de conquistas e muito aprendizado por aí.

      Excluir

Será uma alegria ler seu comentário...