Translate

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ensine Geometria e Alfabetização Educação Domiciliar Infantil



Hoje brincamos com as formas geométricas. A partir de observação , comparação e medidas de objetos, eu fiz uma representação artística usando figuras geométricas.

Eu escolhi para o projeto criar um cachorrinho (este que aparece na foto e eu chamo de Cachorrinho MIRÓ - e o apelido foi pela exposição que fui  e adorei, espia ela aqui).

Olha o vídeo da atividade : 


Depois de escolher as cores, eu comecei observando a cabeça do Miró, e a mamãe pediu para eu procurar uma figura geométrica que fosse parecida com a cabeça dele. Eu olhei as figuras e comparei, e resolvi que o círculo seria uma boa representação. Então procuramos um círculo grande e contornei este círculo com lápis sobre a folha colorida, aí depois a mamãe recortou. Eu ainda não estou recortando bem e queria que ficasse bonito. A mamãe aceitou cortar a cabeça se eu cortasse as orelhas e eu topei.
Depois eu observei as orelhas e achei que se pareciam bastante com a forma OVAL, então eu contornei um objeto oval mas não consegui recortar muito bem e reclamei, querendo que a mamãe cortasse, mas ela falou que eu havia combinado que faria as orelhas e elas acabaram ficando assim mesmo...no fim , gostamos do resultado (recortar algo oval ou redondo ainda é muito difícil para mim).

Aí eu observei que o corpo parecia um quadrado e a mamãe disse que parecia um retângulo, então nós pegamos as duas formas, e vimos qual a diferença entre as duas formas. Eu vi que no quadrado todos os lados eram iguais, e mostrei para a mamãe que todos os lados do corpo do cachorrinho eram iguais. Mediam 8. E a mamãe chamou de 8 centímetros.
Então contornei um objeto quadrado na folha, e ela me ajudou a recortar.

O que eu achei mais fácil foram os braços e pernas, eu não tive dúvida em dizer que eram pequenos retângulos.  Até coloquei duas formas de retângulos ao lado do corpo para convencer a mamãe e ela aceitou, e nós recortamos retângulos e colamos. Então eu pude escrever meu nome na folha, e escrevi também o nome do Miró (a mamãe soletrou para mim falando o SOM das letras). 


E eu fiz a mesma brincadeira usando uma beringela, desta vez após eu dizer que o formato era meio oval eu contornei a própria beringela e a mamãe contornou a folha e recortou, e eu pude colar, parecia um quebra- cabeças e gostei muito. Depois coloquei na geladeira para o papai ver!


Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...