Translate

sexta-feira, 14 de março de 2014

Novidades: Dicas Homeschooling

Oi amigos, vocês estão acompanhando as novidades do meu blog?

A minha mamãe está preparando alguns materiais e dicas para ir postando nas próximas semanas.
Eu já estou curioso. E por enquanto quero deixar um abraço especial para todos que acompanham nossas atividades artísticas, e todos os que gostam quando eu me aventuro no mundo sensorial do ensino domiciliar.
E como o do blog mudou e algumas pessoas ainda não sabem o que é homeschooling. Eu vou falar um pouco sobre isto :

Homeschooling é o "Ensino doméstico ou domiciliar, leccionado, no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite"(Fonte)

Enfim, não é algo novo. Pelo contrário "
Antes da criação da escolaridade obrigatória e subsequente criação de instituições públicas de ensino, a maioria da educação em todo o mundo decorria no seio da família ou comunidade, e apenas uma pequena proporção da população se deslocava a escolas ou empregava tutores"(Fonte)

Em vários países é legalizado o Ensino Domiciliar, mas no BRASIL ainda precisa de regulamentação. 


Sabe, muita gente critica o HOMESCHOOLING pois diz que a criança não tem socialização neste método, mas geralmente quem fala isto tem um conhecimento muito pobre do que realmente seja o Ensino Domiciliar.

Veja isto : "Pesquisas, feitas principalmente nos Estados Unidos, onde o ensino doméstico é mais comum, mostram que o número de crianças socialmente privadas entre as educadas em casa é pequeno. A sociabilidade se dá por participação comunitária, social e política. A auto-estima e a satisfação em viver parecemer melhores, em média, em crianças que foram educadas em casa do que naquelas que frequentaram a escola"

Você pode ler alguma coisa a mais aqui: HOMESCHOOLING.

E este movimento está crescendo muito no BRASIL,espia esta reportagem da BBC.

O Homeschooling está caminhando para sua aceitação e legalização, no entanto já existe um respaldo legal , veja: "Ora, o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que é uma lei ordinária, diz: “Os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino” (art. 55). Mas a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção Americana dos Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), que são tratados internacionais ratificados pelo Brasil, dizem o contrário e, portanto, prevalecem: “Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos” (artigo 26.3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos); “Os pais e, quando for o caso, os tutores, têm direito a que seus filhos e pupilos recebam a educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.” (Artigo 12.4 da Convenção Americana dos Direitos Humanos)." Julio Severo (fonte) 

E aí se animou a fazer homeschooling? Ele pode ser como um auxílio dos estudos realizados na escola ou de forma integral, o importante é que você não deixe a Educação do seu filho nas mãos apenas do Estado.  

Viu? Não é um bicho de sete cabeças né, e para que vocês se animem mais um pouco eu deixei um cumprimento especial aqui, ouve aí e até a próxima:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...