Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Fantoche de sombras na Educação Infantil Domiciliar: reciclando caixa de sapato


Eu contando a história da tartaruga para a mamãe
Nem a mamãe esperava que uma brincadeira tão simples pudesse ser tão bem aproveitada. Este pequeno projeto ocupou nossa manhã com muita brincadeira. A mamãe apenas tirou o fundo de uma caixa de sapatos e colocou um pedaço de tecido usando fita durex larga. Para fazer os fantoches usou papelão (embalagem), palito de dente e durex, e com uma lanterninha pequena nós ficamos brincando. 
Eu ouvi a história sobre o ciclo de vida da tartaruga (Fauna Brasileira) , eu já conheço tartarugas, já visitei algumas vezes um projeto de tartarugas aqui na cidade...e já fiz carinho nelas também. Então eu ajudei a mamãe a contar a historinha, que a tartaruga coloca os ovos na areia da praia, aí depois saíram várias tartaruguinhas da areia e foram em direção ao mar (as tartarugas são os últimos animais no tema répteis que estamos estudando e como é o réptil que eu mais conheço a mamãe achou legal eu relembrar o que já sei sobre ela com esta brincadeira de fantoche e com sombras. 

Eu adorei brincar, eu gostei de assistir mas eu fiz de tudo um pouco. Eu contei histórias pra mamãe, eu pude segurar a luz depois eu mesmo mexi os bonequinhos e mesmo assim eu esticava o braço porque não queria perder de olhar a sombra no outro lado. 
 Depois a mamãe pegou umas vogais e eu tinha que adivinhar qual era a vogal, só olhando a sombra e eu adivinhei tudo, olha só esta foto para comprovar rsrs eu fazendo UUUUUU. 



Aí depois a mamãe fez mais alguns bonequinhos, um robô, um trenzinho e um castelo e eu tive que inventar uma história. Então na minha história o trem era o THOMAS e ele fez TCHU TCHU e foi pro castelo e o robô estava no castelo junto com a mamãe. Foi bem legal!

Eu concentrado contando história e espiando as sombras ao mesmo tempo

A mamãe assistindo minha historinha do outro lado da caixa
Detalhe de como a caixa foi cortada





Um comentário:

  1. muito legal seu blog, me interesso muito por home schooling, mas não consegui baixar os pdfs

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...