Translate

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Atividade Sensorial Dica Aumentar o Interesse na atividade


Eu já falei algumas vezes aqui no blog que eu  não gosto muito de atividades que sujem as mãos, e para a mamãe é sempre um desafio quando ela propõe alguma atividade assim. Agora se você olhar estas fotos não vai acreditar nisto não é mesmo?
Além de eu não gostar de sujar as mãos eu também não gosto de ficar sozinho em uma atividade, então se a mamãe apresenta a atividade e me deixa ali eu largo tudo e vou lá ver o que a mamãe está fazendo.
A única forma de eu continuar na atividade é fazendo o que a mamãe fez hoje, participando e trazendo novos elementos para a brincadeira.
Então se você é como eu, sua mamãe vai gostar de ler como foi que eu me envolvi tanto com esta atividade:


Inicialmente a caixa era apenas AMIDO DE MILHO, um pouco de água e corante vermelho (o que forma o rosa). A ideia era eu brincar a vontade. Eu não quis colocar a mão. Então a mamãe foi e brincou, e brincava de apertar, jogar, soltar e eu fiquei espiando... e resolvi experimentar. A medida que eu me interessava a mamãe ia tentando se afastar e me dar liberdade para ir criando minhas formas de explorar o material. E eu falava o tempo todo que as mãos estavam sujas e precisava lavar elas.

No entanto assim que o amido se misturou totalmente eu não quis mais brincar. Aí a mamãe perguntou:
__ Vamos mudar a cor?
E eu escolhi adicionar cor azul. E aí fui misturando e usamos utensílios diferentes e as mãos para misturar. A mamãe trouxe o funil e falou que estava ouvindo um som de animal vindo de dentro do azul. E perguntou que animal eu achava que era, e eu imitei um leão e fui correndo pegar o leão (para alegria da mamãe derramei pingos desta meleca pela sala toda rsrsrs) .
E então eu brinquei com o leão e o funil, mas me desinteressei de novo. E a mamãe trouxe o lego e falou que tinha um dinossauro perto do leão. E lá fui eu fazer um dinossauro usando o lego. E fiquei alguns minutos brincando assim.
Então quando me desinteressei de novo a mamãe perguntou se eu queria pintar de verde a meleca, e perguntou quais cores eu devia usar. E então pinguei azul e amarelo e misturei e foi aí que eu gostei da atividade.
E vou falar o motivo. É que eu adoro o Hulk, e minhas mãos ficaram verdes, então eu fiquei brincando que eu era o hulk apertando a maizena, e só aí eu vi que quando apertava o líquido saía da mão e ficava só a maizena.
Aí eu pude brincar e me divertir e fiquei um tempo sozinho brincando (não muito mas foi especial para a mamãe, para ela foi uma conquista ).
A mamãe achou muito especial me ver a vontade com o material, fiquei tão feliz
Foi difícil, mas tão recompensador que depois de brincar eu nem liguei para minha mão verde e fui montar peças e só na hora do lanche quase uma hora e meia depois é que eu lavei as mãos.
Para crianças como eu que não gostam de se sujar isto foi um MARCO, algo que a mamãe espera que aconteça mais vezes. Que eu relaxe a aproveite a brincadeira mesmo sujando a mão e a roupa.
Foi assim que esta atividade rendeu tanto e foi tão especial para nós. E viva a bagunça na sala.
Para a mamãe ficou a lição de envolver nas minhas atividades sensoriais elementos e brinquedos que eu gosto como HULK e LEGO. E entender que , como toda criança, eu tenho meu jeito de brincar, e se eu não gosto da atividade só pela atividade em si é porque este é meu jeito mesmo.
 E principalmente que para eu realmente sujar as mãos e me divertir, preciso de um bom motivo e me transformar no HULK foi a razão de minha participação tão alegre nesta atividade, ou seja, sou uma criança criativa e tenho meu jeito de despertar minha imaginação. E fiquei feliz que a mamãe descobriu mais um caminho para chegar até mim.

Gostou da Dica?

2 comentários:

  1. Que linda atividade... E que forma maravilhosa de manter o pequeno interessado... Nem sempre a criança vai gostar da atividade e por isso precisarão de uma super mamãe.
    Gi Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor nesta hora né amiga rsrs o bom é que com carinho qualquer mamãe pode fazer estes passos e aumentar o interesse de seu pequeno.

      Excluir

Será uma alegria ler seu comentário...