Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ensinar XADREZ Educação Infantil Ensino Domiciliar


Este verão eu ganhei um jogo escolar de xadrez, e a mamãe pensou em me apresentar o tabuleiro e as peças usando o método Doman, de forma rápida . E na terceira vez que ela me apresentou as peças eu já sabia o nome e onde se localizavam no tabuleiro.

A mamãe queria me ensinar apresentando o tabuleiro. Nós conversamos sobre as letras e números que estão ao lado do tabuleiro, contamos as casas verdes e brancas. Vimos a quantidade de peças, o nome delas e a sua localização no tabuleiro.

Nossa brincadeira basicamente era montar o jogo para iniciar a partida. E eu logo aprendi e passei a montar com precisão. A mamãe ficou feliz e de manhã pediu para eu mostrar para o papai que eu já sabia preparar o tabuleiro.


Agora comecei também a aprender como cada peça se movimenta, para ver isto melhor, a mamãe imprimiu uma folha com o desenho das peças, eu pintei e localizei elas no tabuleiro e aí via como cada uma caminhava. A mamãe acredita que aos poucos vou assimilando porque sou muito observador e estou muito interessado neste tema no momento. Estou sempre pedindo para jogar.

Então a mamãe mostrou um vídeo de um menino ensinando a jogar xadrez e eu pedi várias vezes para assistir, e depois disto eu fiz meu próprio vídeo! Vou colocar os links aqui para vocês!

Eu e a mamãe também gostamos de assistir vídeos no youtube, a mamãe está fazendo uma playlist pública que você pode acompanhar onde salvamos os vídeos que gostamos, ali tem inclusive um vídeo para ensinar adultos a jogar xadrez, a mamãe mesmo está voltando a estudar para aprender e me ensinar porque fazia anos que ela não jogava. Se quiser saber mais, acompanhe a playlist aqui: XADREZ.


Levamos as peças ao parque, e estou aprendendo os movimentos das peças e praticando jogar com meu papai!

Agora eu levo meu xadrez para todo o lado e peço para meus pais e tios e avós brincarem comigo. Cada dia aprendo algo diferente. Agora já sei montar o tabuleiro, sei o nome das peças e sei o movimento de quase todas. E hoje quando fui brincar com a mamãe eu descobri sozinho que ela fez cheque e defendi fugindo com o Rei.

E atualizando o post: hoje Sam aprendeu que cada quadrado do tabuleiro tem um nome. E aprendeu movimentos especiais e treinou movimentos de peças.
Um vídeo publicado por DICAS HOMESCHOOLING (@glauciamizuki) em
Dicas pedagógicas sobre como ensinar xadrez.

Site muito legal (em inglês) com dicas e jogos onlines: CHESSkids

Gostou das Dicas? Assine nossa lista

3 comentários:

Será uma alegria ler seu comentário...