Translate

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ler a bíblia ou contar histórias para crianças?


Assim que minha mamãe descobriu que estava grávida ela começou a pensar sobre isto, em como iria me falar das BOAS NOVAS. Como iria me ensinar sobre as verdades bíblicas.
Mesmo sendo uma preocupação, a mamãe queria muito que fosse algo natural e  um momento de afeto e verdade entre nós.

Então, enquanto eu estava na barriga da mamãe, tão logo eu comecei a ouvir os sons da barriga, ela passou a ler a bíblia em voz alta, naqueles momentos em que eu acordava de madrugada e precisava me acalmar, a bíblia era o tema de nossas conversas. Inicialmente ela começou a ler aleatoriamente, assim, um capítulo aqui e ali.

E depois que eu nasci, mas ainda tinha poucos meses ela resolveu que queria ler mesmo a bíblia toda para mim, mesmo que demorasse muitos anos, ela não estava com pressa, só queria mesmo que pudéssemos ter estes momentos juntos. E que em minha memória de infância estivesse enraizado estes momentos de amor e partilha de leitura da Palavra.

No entanto, só depois que eu cresci mais um pouquinho, é que a mamãe começou a ler para mim um livro de cada vez, e começou pelos evangelhos. Geralmente é a leitura de um capítulo apenas antes de dormir.
Nós oramos e eu ouço a mamãe ler, é uma bíblia normal, sem gravuras, e eu fico espiando as letras enquanto a mamãe lê. Não é nenhum método elaborado, só um momento nosso, um momento de tranquilidade antes de dormir, um momento onde a mamãe lê sobre JESUS, seus milagres e sua vida.

Claro que eu tenho momentos durante o dia, onde pode ter histórias bíblicas na programação, ou brincadeiras como ESTAS que mostrei aqui no blog. Pois eu gosto de histórias de personagens bíblicos, gosto de livros com imagens, gosto de brincadeiras, tudo isto é importante e me ajuda a assimilar as histórias ainda mais. Entretanto, a leitura simples e pura do evangelho é poderosa e eficaz.

Os benefícios de ouvir a Palavra, de modo simples, são profundos e marcam para toda a vida. Como Jesus disse "A semente é a palavra de Deus", então importa que ela seja semeada nos corações. Não só de forma lúdica, criativa, agitada, mas também numa leitura limpa e silenciosa.

Porque não são apenas as gravuras coloridas, as brincadeiras, e toda a ludicidade que podem gravar no coração de seu filho a verdade bíblica. É a própria verdade bíblica em si que precisa ser semeada, e se você precisar escolher entre uma forma ou outra, escolha esta: a simples leitura bíblica.

Sim! É maravilhoso contar histórias, brincar de personagens diferentes...tudo isto ajuda e é divertido e faz parte da  linguagem e comunicação da criança, mas as crianças também aprendem muito ouvindo a verdade bíblica pura e simples. É importante tanto espiritualmente como para o desenvolvimento da linguagem e aquisição de novas palavras.

Minha mamãe é "contadora de histórias", ela adora "Contação" de histórias, no entanto ela percebe que muitos pais por não se acharem "contadores" de histórias, ou não possuírem materiais especiais ou por não terem habilidades didáticas ou artísticas, acabam deixando de ler a bíblia para os filhos por pensarem que esta é a única forma que eles vão entender. E isto não é verdade.

E se você NÃO precisa escolher, como nós aqui em casa. E pode brincar, contar histórias e ainda assim ter momentos simples de leitura bíblica, então faça tudo isto!

Agora mesmo , que estou fazendo quatro anos, a mamãe escolheu um plano de leitura bíblica bem lúdico para brincarmos durante o dia. Sim! Isto não irá interferir em nossos momentos de leitura simples da bíblia, pois possui um objetivo mais pedagógico e divertido. É um plano muito legal da SBB, vou deixar o link para quem quiser espiar:

 SBB: PLANO DE LEITURA BÍBLICA PARA CRIANÇAS.

Espero que você e seus pais também possam desfrutar de momentos assim. Porque a infância passa tão rápido, então que seja cheia de alegria ...alegria na contação de histórias e alegria na simplicidade .

 Estas são minhas dicas de hoje. Bom domingo!

Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...