Translate

quarta-feira, 11 de março de 2015

Ampliar Vocabulário Dicionário Ilustrado: Uma palavra nova por dia Ensino Infantil

 Eu tenho dois dicionários ilustrados que ganhei de uma titia que curte muito meu blog, a Tia Ane, e este ano eu estou começando a usar mais este material.

Começamos agora a ler UMA NOVA PALAVRA POR DIA. 

Começamos pela letra A, a palavra ÁBACO. Então a mamãe lê a defínição e nós brincamos de soletrar e falar o som das letras que formam a palavra. Se é um objeto que eu tenho, então eu uso o objeto pareando com a palavra. 
No caso de um objeto que ainda não tenho nós fazemos alguma brincadeira ou atividade. A mamãe lê a definição como está no dicionário, inclusive com a classe gramatical.

Na primeira foto que aparece no post nós vimos a letra B, palavra BINÓCULO. Como ainda não tenho um binóculo, nós fizemos um reciclado. Com dois copinhos de leite fermentado. A mamãe tirou o fundo do copinho (não o fundo todo, só um círculo que tem dentro do fundo) e colocou fica adesiva para me proteger caso eu colocasse o dedo ali ou os olhos. No outro lado não havia nada que pudesse me machucar também, assim foi só usar fita para unir e envolver todo o binóculo.

E assim vamos prosseguir, e vou tentar fotografar as outras novas palavras para colocar aqui neste post...então vou atualizando aos poucos! 

Veja outro post com dicas para ampliar a linguagem !
Brincamos com a letra C, a palavra foi COMESTÍVEL. Após ouvir a definição eu brinquei separando em grupos o que era comestível e o que não era, usando um jogo da memória de madeira.





Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...