Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2016

DEZ MANDAMENTOS : Precisa ensinar mesmo? (Ensino Cristão) IMPRIMÍVEL GRATUITO


Muitos  acreditam que ensinar os 10 mandamentos para o filho é uma tarefa árdua e desnecessária. No entanto, basta uma rápida olhada nas palavras e na vida de Jesus para compreender que ele não veio anular a lei mas confirmar ela. Jesus sintetizou os dez mandamentos em dois principais mandamentos, e estes dois confirmam todos os outros, assim também, como o próprio Cristo em sua vida , cumpriu  os mandamentos.

Então, a resposta é SIM, CLARO que precisa ensinar . Aqui em casa estamos estudando os dez mandamentos assim: começamos lendo as passagens bíblicas que falam sobre os dez mandamentos, na semana seguinte começamos uma atividade prática (a criação das tábuas da lei), e foi ideia do Sam fazer estas tábuas, preciso dar o mérito a ele pois eu pensava em fazer outra atividade.

No dia em que passou na televisão as tábuas da lei sendo escritas pelo dedo de Deus, eu deixei ele assistir a cena e depois fomos dormir. Ele ficou impactado com os efeitos especiais. Acordou falando que Deus escreveu as tábuas de pedra e Moisés quebrou as tábuas . E pegou um papelão e pediu para nós fazermos também. Corri ao computador e juntei toda minha pesquisa sobre os Dez Mandamentos que fiz no último ano e criei um material rápido no power point. Imprimi e começamos a usar.
Fiz a leitura enquanto ele ia colando. Ele pediu que eu lesse com a voz de Deus rsrs aí precisei falar cada mandamento da forma mais espetacular que eu pude rs, e quando eu acabava de falar ele imitava com a voz o som de raios e trovões e colava um mandamento na "tábua" de papelão.
Ele ficou muito animado e quando tudo estava pronto colocamos as tábuas na estante para visualizar todos os dias.

Além deste material, estamos meditando em cada mandamento individualmente e colando em nosso calendário quando fica pronto, ou guardamos na pasta mesmo. Assim para ir compreendendo e memorizando o mandamento.

(Veja mais sobre nosso Calendário Linear - Montessori) 





Como material de apoio achei um texto excelente , chamado projeto castelo forte, que explica os mandamentos com versículos bíblicos. Estamos fazendo a leitura dos versículos enquanto estudamos cada um dos mandamentos individualmente: CASTELO FORTE 

Além disto, conversamos e meditamos , fazendo um paralelo com a realidade do Sam hoje. O que significa para ele hoje o primeiro mandamento? O que pode estar tomando seu tempo e sua atenção e tomando o lugar de Deus.
Tem sido um projeto bem produtivo. E é nosso objetivo refletir e memorizar os Dez Mandamentos, desta forma, sem pressa, no ritmo do SAM, e esmiuçando os detalhes, para que ele compreenda a importância da LEI de Deus e que ela seja escrita em seu coração.

Dica: para quem gosta de música indico este CD do maçãs de OURO, e tem uma faixa muito legal sobre os DEZ MANDAMENTOS, uma música simples e com as verdades bíblicas: CD MAÇÃS DE OURO.
------
Agosto/2016:
Desde que fizemos esta atividade, este material ficou exposto , e volta e meia lemos.
Hoje, após lermos cada item, Sam , que tem 5 anos, resolveu resumir com suas palavras e eu fui anotando, e os dez mandamentos pela visão dele ficou assim:

Amar a Deus que é poderoso.
Não pode fazer oração pra esculturas.
Não pode ficar falando AI MEU DEUS.
Tem que ir na igreja e descansar.
Tem que dar beijinho no pai e na mãe.
Não pode matar os good guys.
Não pode roubar comida, nem brinquedo, e nem roupa, nem .....
O papai não pode casar com outra mulher e nem a mamãe com outro papai.
Não pode mentir.
Não pode querer todos os brinquedos das outras crianças.

Baixe Gratuito e IMPRIMA os  DEZ MANDAMENTOS.

Veja nosso post com dicas sobre ORAÇÃO para pequeninos.

Gostou das Dicas? Assine nossa lista



3 comentários:

  1. Que atividade ótima! Meus filhos estão aprendendo sobre Daniel, logo logo veremos os 10 Mandamentos e vou seguir suas dicas.
    Um bju!!!
    Liliane Pauchita

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELAS ATIVIDADES... AMEI ESTAS RICAS DICAS DEUS É MARAVILHOSO EM COLOCAR PESSOAS TÃO AMÁVEIS E QUERIDAS PARA COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS QUE NOS AJUDAM A CHEGAR CADA DIA MAIS PERTO DELE, E NOSSOS FILHOS QUE SÃO AS RIQUEZAS MAIORES QUE TEMOS!DEUS ABENÇOE VCS GRANDEMENTE .ABS

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...