Translate

terça-feira, 16 de abril de 2019

Tabuada Waldorf: ARTE E MATEMÁTICA com o círculo da matemática


Hoje vou apresentar um material de apoio fácil de fazer em casa e que auxilia no ensino da tabuada, nossa tábua Waldorf, e aqui o habilidoso vovô do Sam fez para nós. É uma simples tábua circular com dez pregos e pode ser feita em casa, o vovô do Sam (meu pai , apelido Prof. Pardal) vez ou outra nos auxilia criando os materiais de apoio para o homeschooling.Aqui no blog você ja viu a MESA SENSORIAL que ele fez e a HUNDRED BOARD, lembra?

Para ver como funciona a roda, veja este vídeo simples e explicativo:
TABUADA E ARTE (muito mais fácil ver o vídeo, seria redundante explicar por escrito, mas basicamente cada pino representa um número de um a dez e você liga eles pulando as casas de acordo com a tabuada que quer trabalhar, assim, a tabuada de dois você deve pular os pinos de dois em dois até registrar toda a tabuada e depois confira a imagem que formou. Algumas vezes a imagem se repete e outra não forma uma figura geométrica, faça e descubra, esta é a graça e a beleza do material).

COMO FIZEMOS A NOSSA: Nós optamos por utilizar uma "fatia" de um tronco, e ele quis revestir os pregos com madeira (dando um toque pessoal, mas não é necessário, mas já viu , este vovô é um amor) e eu utilizo fitas coloridas , mas você pode utilizar qualquer tipo de barbante para estudar. Você pode fazer até em papel, apenas colocar dez pontos no papel mas não fica tão lindo (risos).




FITAS COLORIDAS E ARTE:  Visualmente preferimos usar fitas coloridas, como na foto maior ao lado, você pode ver a tabuada de 2,3 e 4 representada com as fitas coloridas, fica lindo e para a criança é uma forma de aprender como a matemática bem uma beleza e simetria, uma conexão com a vida, e que matemática não é apenas sobre números secos.
 Amamos a nossa roda da matemática, e você? Está inspirado a fazer a sua? 
Se gostou do post compartilhe nas redes sociais e use hashtag #dicashomeschooling e poderemos acompanhar seu post. Abraços.


MATERIAL DE APOIO:
Utilizamos junto materiais como escala cuisinaire para ver as equivalências, e descobrir quais outras multiplicações alcançam o mesmo resultados.

Utilizamos o livrinho ao lado, é barato e vem com adesivos para fixar a tabuada, exercícios e um poster bem legal da tabuada. 
É um material de apoio bem colorido e interativo e eu recomendo.  CLIQUE na foto para ser reencaminhado ao site.








Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...