Translate

domingo, 23 de março de 2014

Educação Domiciliar: a pega do lápis com atividades de coordenação motora fina


Eu adoro brincar com massinha. Então estamos sempre inventando alguma atividade. Ultimamente a mamãe está incentivando o desenvolvimento da minha coordenação motora fina, devagar e com confiança estou melhorando um pouco a cada dia.
Seguindo dicas de várias amigas a mamãe comprou para mim um lápis triangular, grosso, que ajuda bastante quando vou pegar para tentar escrever. Entretanto o que mais me ajuda são as atividades com massinha.
Uma das atividades que fizemos é esta: 

Contornar brinquedos e figuras geométricas fazendo pontos (dots) ,isto me ajuda muito. Eu ainda tenho uma pega de lápis em transição. Não estou pegando o lápis ainda corretamente mas a mamãe percebeu que estou me arriscando cada vez que pego o lápis, e fico tentando novas formas.


Uma outra brincadeira que fazemos, é quando a mamãe faz um número ou uma letra na massinha e eu tenho que tentar contornar também furando a massinha. As vezes faço outros furos e outras vezes consigo colocar o lápis nos mesmos furos que a mamãe fez, eu me concentro muito porque não é muito fácil.

Outra atividade que eu adoro fazer, que a titia Lorena indicou,  é recortar a massinha com tesoura. A mamãe segura a massinha para mim e eu vou cortando. 





Olhando esta imagem de pega de lápis, dá para ver que estou usando a primeira pega, e as vezes uso a terceira forma, uma vez só a mamãe viu eu usar a segunda forma. E vocês? Perguntem para suas mamães como está a pega de vocês. A mamãe disse que as outras mamães precisam olhar esta imagem sem se preocupar muito, pois cada criança é diferente e tem seu ritmo. Então , o bom é continuar fazendo atividades divertidas e deixar que aos poucos, no tempo certo, cada filho vai encontrando o jeito para segurar no lápis. Eu sei que um dia eu vou segurar certinho.



DICAS HOMESCHOOLING:
Lembre que nós usamos receita caseira de massinha, a mamãe já postou esta receita aqui ó, clica e espia LINK. 

OUTRAS BRINCADEIRAS
OUTRAS ATIVIDADES

4 comentários:

  1. Glaucia querida, adorei seu blog, sempre vejo seus posts na página HB do face e adoro. Parabéns e continue com este trabalho lindo que faz com seu filho, saiba que tem me ajudado muito com idéias para fazer com os meus, pois estou muito perdida no momento. Um abraço Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscilla que bom ler seu comentário. Acho muito positivo que nossas vivências estejam contribuindo para momentos felizes também em sua casa. Abraços :) Glaucia

    ResponderExcluir
  3. Prezada Gláucia, suas atividades estão sendo inspiradoras também para mim, mamãe aqui do Rio Grande do Norte. Estava pesquisando o assunto homeschooling e encontrei a senhora. Que bom! Edmairy

    ResponderExcluir

Será uma alegria ler seu comentário...