Translate

quarta-feira, 19 de março de 2014

Ensino do Sistema Solar : conhecendo os planetas e o Sol



SATURNO de arroz vermelho, pedaços de bife, e o anel de cenoura ralada crua temperado com shoyo e azeite oliva. Eu gostei!!!

Até porque eu já comi um SOL feito de frutas, lembra? Espia aqui!

Começamos aos poucos a brincar com o sistema solar. Eu adoro os "AMETAS" (*planetas) e hoje brincamos no site Smart Kids , vimos o vídeo e brincamos com a forca adivinhando o nome dos planetas, depois a mamãe imprimiu um papel cheio de planetas e eu sei que são oito planetas e o sol.



Para adaptar o joguinho para e eu compreender a mamãe abriu em uma janela paralela ao jogo um documento em branco do WORD. Então fazíamos assim. A mamãe escrevia o nome do planeta no Word, eu lia a primeira letra, aí fazíamos ela de massinha e eu furava a letra toda com o lápis e depois eu ia no joguinho e procurava aquela letra. Se eu errava o joguinho dava um apito e nós caíamos na risada , e se eu acertava o joguinho batia palmas e nós comemorávamos.
E assim acertamos MARTE, MERCÚRIO e SATURNO. 


Aí eu quis brincar só com a massinha e nós fizemos os planetas de massinha, brincando com as cores e os tamanhos (a mamãe não se preocupou tanto com a proporção por enquanto), a mamãe quer que eu primeiro conheça o nome dos oito planetas e algumas características de cada um, e eu já tenho o meu preferido!
SATURNO!!!
Eu acho muito legal , ele é diferente! E eu até ganhei um planeta SATURNO de almoço. E ontem vimos um filme a tarde chamado ZHATURA , eu adorei quando a casa foi parar no espaço , eu falei:
__ AMETAS!!! (*planetas) 
E logo eu vi SATURNO e falei:
__ATUNO! - eu adoro Saturno.
Aí no filme apareceu o SOL, a mamãe só me olhava, e eu apontei e falei:
__O SOOOLLL - porque no filme o SOL é uma bola de fogo imensa. 

E quando brincamos de massinha, nós olhamos várias imagens na internet de como são os planetas: a mamãe fez todos os planetas com a massinha e nós brincamos com o nome dos planetas, e conversamos um pouco sobre o nome e a cor de cada planeta.
E depois quando eu peguei na mão a massinha que representava o sol, eu falei:
__SOL É QUENTE!!!!! - e ri. 
E a mamãe riu também. E nós fingimos que a massinha estava mesmo quente. 
Eu adoro os AMETAS* e a mamãe falou que nós vamos ainda brincar bastante sobre este tema, com atividades artísticas e ela está inventando uma coisa bem "sensorial" seja lá o que for isto.


Ah! Eu não posso esquecer de falar dos vídeos que eu vi e gostei: 
 



Para os bilíngues um vídeo muito divertido: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...