Translate

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Coordenação Motora Fina: Transferência de líquidos e grãos (Educação Infantil)

 Eu gosto muito daquele filme WALL-E, e vez ou outra brinco que eu sou ele e a mamãe é a EVA, e hoje eu estava brincando e a mamãe aproveitou para perguntar se eu não queria brincar com as xícaras. Eu fazia muito estas brincadeiras de transferência de grãos, líquidos quando eu era menor mas agora fazia um tempo que eu não brincava mais. Então eu coloquei a imaginação para funcionar e fiz de conta que estava servindo a EVA, despejando grãos de um lugar para outro, usando xícaras, colheres, prato, jarrinha com água, depois misturei a água com o grão e usei a colher para servir no pratinho como fosse uma sopa e ao final limpei o prato transferindo tudo para a jarrinha. 

Esta brincadeira é inspirada no trabalho montessoriano onde as crianças desenvolvem a coordenação motora e muitas outras habilidades em atividades da vida cotidiana, ou como chamam, vida prática. Se todas as mamães soubessem como é importante brincar desta forma incentivariam mais seus filhos a "trabalharem" suas habilidades transferindo para cá e para lá os grãos. Eu fico bem concentrado, e a duração da brincadeira é sempre variável, depende do meu interesse. 
E eu fico muito feliz por poder utilizar xícaras de cerâmica e ver que a mamãe confia que eu irei cuidar para que ela não quebre. Isto faz bem para minha auto confiança.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...