Translate

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Autonomia Preparação Alimentos Ensino Infantil

Num ambiente preparado e familiar, a criança consegue manusear ferramentas com supervisão dos pais e experimentar a alegria de preparar o próprio lanche.

Nestas fotos eu estou ensinando como preparar seu próprio lanchinho, sem precisar ser servido o tempo todo. Eu escolhi uma pera bonita e pedi queijo e a mamãe colocou o alimento na tábua para eu cortar. Eu reparei que a pera é bem macia e não tem nenhuma resistência com a faca. Eu cortei bem devagar e experimentei formas de cortar (como dá para ver nas fotos), uma delas a mamãe me sugeriu, igual os chefes de cozinha ocultando os dedos.

Cortei também cubos a partir de umas tiras de queijo, e pude sentir a diferença entre cortar o queijo que era macio e a pera que era ainda mais fácil.

Esta atividade teve inspiração montessoriana, o objetivo é desenvolver a liberdade e autonomia na preparação do próprio lanche. Usei talheres e utensílios reais.
Eu finalmente aposentei meus pratinhos de bebê, que ultimamente só estava usando mais para o lanche da tarde (a mamãe tentava tirar o prato mas eu sempre pedia ele), agora estou tentando largar de vez meu copo azul com bico, a mamãe sempre propõe usar o copo de vidro, mas eu ainda não me sinto totalmente seguro para usar. E a mamãe não me força, só deixa esta sugestão sempre disponível.

E você? Já utiliza utensílios reais como pratos, copos e talheres? :)
Viu como nós usamos utensílios reais inclusive em nossos PIQUENIQUES na varanda? Sim eu estou aprendendo não apenas a me servir como a servir aos outros.

 Claro que eu ainda continuo curtindo muito FUNNY FOODS, olha só aqui é o game do Mário. Ele tem que capturar as moedas de queijo para poder saltar a montanha e com cuidado para o macaco não jogar uma bomba!!! No final o pacman ajudou a comer as frutas...é que o pacman adora frutas :) 







PS: O Pacman de feltro que estou segurando na foto de cima é da BRINCA BAMBINO  deste jogo aqui:



Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...