Translate

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ensino Domiciliar Alfabetização: Atividade Artística com as primeiras letras

A cada dia eu estou aprendendo um pouco mais. Agora que eu aprendi o quanto a palavra "pufavô" é mágica, estou aproveitando ao máximo.

Eu cheguei para a mamãe com um pincel grande na mão e falei:
__Pufavô BANCO* -(por favor branco) e apontei para as caixas das tintas.
Ela conversou comigo e  perguntou:
__ O que você vai pintar?
__ PAPEL -respondi, e completei - Aham, BANCO no PAPEL.
Então a mamãe me deu um papel (caixa de pizza aberta) e pingou uma gota grande de tinta branca.
E pintei até me cansar ...o que levou uns vinte segundos (risos). Aí eu larguei o pincel e saí.

E a mamãe foi lá pegou corante alimentício verde e pingou umas gotas no restinho de tinta branca que ficou, e deixou ali no lado dois cotonetes e saiu.

Eu fiquei só olhando. Aí fui lá , peguei o cotonete e misturei o verde no branco. E ficou bem clarinho. E passei o pincel e pintei um pouco de verde.
Então já me cansei de novo e aí eu pedi:
__"Pufavô" RED!  - eu acho mais fácil pedir RED do que falar MEMENO (*vermelho), só que a mamãe sempre pergunta qual é o red e eu falo que é o  MEMENO!
E eu fiquei pintando com o cotonete, como é legal pintar com cotonete, gostei muito. Fiz vários pontinhos, e círculos e formas e de repente uma das formas que eu fiz ficou parecendo com algo que eu conhecia. Eu chamei a mamãe e apontei para a curva que eu fiz e falei:
                                  __ o "C"...AHAM o "C". 
Então continuei escrevendo. E fiz um "A". E a mamãe ficou toda emocionada com o A mas não falou nada porque estava fotografando e não queria que eu me desconcentrasse, mas ela quase chorou de ver eu desenhando um A por vontade própria, a toa , assim como quem não quer nada. Ela faltou pular de alegria (risos). 

Aí eu fiz um traço com curva e a mamãe pensou que fosse um "E" mas não falou nada , estava esperando eu falar o que é que eu tinha feito. Como eu não falei , a mamãe perguntou:
__O que você desenhou agora?
E eu falei:
__"ffffff" de "effe".
Aí pedi para mamãe outra cor:
__"Pufavô" AZUL!
E lá fui eu pintar, rabiscar, e desenhar e aí fiz uma bolinha com uma perninha e a mamãe olhou e pensou que fosse a letra "o", e eu apontei para a letra pronta e falei:
__O "Q". É o "Q"! - e sorri.
Em seguida eu fiz uma curva e uma perninha e falei:
__É o "P".
E então da mesma forma como comecei a escrever letras, eu parei e voltei a fazer desenhos e curvas e aproveitar a textura da tinta. Afinal era uma atividade que eu mesmo inventei. 

E eu fiquei brincando por uns seis a sete minutos apenas, mas a mamãe ficou ali e tirou várias fotos e ficou muito feliz de viver este momento comigo. Eu descobrindo os traços que fazem as letras. Brincando com as cores ao misturar o azul e o vermelho só para poder dizer:
__ Oia* o ROXO. - 
 (*olha) é que eu já sei bem como fazer a cor roxa. Quando os minutos acabaram eu só larguei o pincel. Olhei meu desenho por uns dois segundos, sorri satisfeito e parti para tomar um suco porque ser artista é bom mas dá muita sede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...

Outbrain

Conheça nossos brinquedos:

Conheça nossos brinquedos:
Feito sob encomenda