Translate

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Quadro Branco:Ideias para BRINCAR com Criatividade Alfabetização e Coordenação Motora no Ensino Domiciliar


Aqui a lousa branca é um apoio na hora da brincadeira. Veja algumas brincadeiras que você pode fazer usando o quadro:

BRINCAR DE ADIVINHAÇÃO
 (escrevendo o nome do objeto para incentivar a leitura): 

Esta semana a mamãe leu um poema de um livro e eu precisei adivinhar qual era a fruta. Depois a mamãe desenhou a fruta no quatro e escreveu seu nome. Nós lemos juntos e eu comparei o desenho da mamãe com a fruta de verdade. Aí a mamãe me convidou para ir no fundo de casa espiar nossa bananeira pois lá já tem bananas começando a crescer, eu falei que elas eram verdes e bem pequenas. E agora volta e meia vamos espiar as bananas !!!                         E ao lado os outros dois textos que estavam também no livro e que brincamos de adivinhar!!! Olha que legal!

BRINCAR DE IMAGINAR (a partir de uma mesma forma criar vários objetos e coisas diferentes)  Neste dia nós transformamos um semi círculo em várias coisas (sorriso, barquinho, bolsa, ovo e maçã) e um quadrado (em um minecraft meu, uma caixinha de lanche Mc Feliz, uma toalha do banheiro, uma escada, uma caneca e um robô). Quando eu dizia não saber o que imaginar, ela me incentivava a observar. Então pedia:
"Vamos imaginar no que este quadrado irá se transformar? Hummm... ele será algo que tem no banheiro, o que será?". Aí era só eu ir no banheiro e escolher algo para a mamãe começar a desenhar .

 BRINCAR DE LER FRASES, PALAVRAS OU SONS - (com personagens diferentes) - Aqui a mamãe pedia para eu inventar um personagem e eu comecei com o pacman aí resolvi pedir um pacman com bigode e depois um pacman Joker (coringa). Cada um deles falou uma frase diferente que eu precisei ler para descobrir. Como estou brincando com a família do B, estas foram as frases malucas.



BRINCAR DE LABIRINTOS (usando personagens que eu mesmo pedia) - Eu pedi um Pacman triste, um Samuel Minecraft e um Pacman Bravo), então para cada um a mamãe fez um caminho diferente, fazendo com o que eu  desenvolvesse um pouco mais minha coordenação. Em movimentos circulares, retos ou em curvas. Eu ia com cuidado para não bater nas paredes dos labirintos e cada personagem chegou ao seu destino que também foi escolhido por mim (Por exemplo: o pacman triste queria cerejas para ficar feliz rsrs) 


Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...