Translate

domingo, 27 de julho de 2014

Criação 7 caixas sensoriais SIMPLES: DIA UM



Agora a mamãe começou a me ensinar sobre como Deus criou o mundo e tudo o que no mundo há. 

Ela está usando a mesa sensorial que meu vovô fez para mim, eu uso ela em quase todas as nossas brincadeiras como esta aqui com as conchas


PRIMEIRO DIA: Deus criou a luz, e a chamou de dia. E o escuro chamou de noite. 

Material: 
Caixa
tecido preto
tecido branco

Como usar: A mamãe preparou uma caixa com dois tecidos, um preto representando o escuro -a noite, e um branco representando o dia -a luz.Simples assim. E na tampa da caixa havia o número 1. 
Eu tracei o número um com uma canetinha, enquanto eu traçava a mamãe leu para mim Gênesis 1: 1 a 5 (você pode ler antes para si e neste momento falar com suas palavras caso o seu filho seja menor, mas a mamãe fez questão que a bíblia fizesse parte da atividade e a leitura bíblica também).
Depois eu abri a caixa e ouvi a mamãe me explicando o que eram os tecidos. Então ela se enrolou no tecido branco e falou com uma voz feliz :
__Eu sou a luz, meu nome é dia!
E aí ela se enrolou no tecido preto e disse mudando a voz:
__Eu sou o escuro, meu nome é noite!
Aí a mamãe perguntou se eu queria brincar também. E eu puxei o tecido preto e fiz minha voz de dinossauro-incrível-hulk-monster e falei:
__Eu sou o peto! O escuuuiuuuu. Notiii.
E a mamãe fez de novo que ela era a luz e o dia. Depois nós trocamos e brincamos assim, de dramatizar este primeiro dia da criação.


Dica: Antes de dormir incluímos em nossa oração "agradecer pela criação da luz que se chamou dia".

Dica2: Se você não tem tecidos pode usar papel preto e branco. Ou até pintar uma caixa por dentro de preto e de branco. Como as crianças tem um pensamento mais binário, pra elas é muito legal este aprendizado com opostos.


Dica3: Guarde fácil o material que você usar nesta caixa, vamos reutilizar eles novamente em outra caixa esta semana. Sim. Esta caixinha parece simples demais né? E este é o objetivo. Que ela possa inspirar pais e mães que gostariam de fazer aquelas caixas lindas e criativas que sempre vemos em fotos mas que não se sentem ainda prontos para fazer o mesmo...então...é um começo. Assim, aos poucos, vamos aumentando os itens da caixa.

IMPORTANTE: Esta brincadeira deu certo comigo pois eu aprendi de forma natural o que é a noite e o dia, o que é o escuro e a luz. Você pode ensinar seu filho mostrando para ele que durante a  noite tudo fica escuro e é hora de dormir e dar BOA NOITE, e pela manhã olhar que tudo está claro e é o dia e dar BOM DIA, foi assim que minha mamãe foi me ensinando quando eu era bebê. Mesmo quando eu só mamava no peito ela me dava BOM DIA e BOA NOITE, e mudava o ambiente da casa, para eu saber que era noite ela ia deixando a casa em silêncio assim que começava a escurecer.
Se o seu filho não gostar de dramatizar como eu, não se preocupe, ele com certeza vai achar divertido ver você dramatizando a noite e o dia. Você pode caprichar mudando a voz também.


Amanhã veja a caixa sensorial do Segundo dia de criação!

DICA de musiquinha: 


Está gostando do post? 
Assine nossa lista (livre de spam)
 

OBSERVAÇÃO: Eu comecei a aprender sobre a CRIAÇÃO DO MUNDO , e fiz a BRINCADEIRA DAS CAIXAS (lembra?) e indiquei livros que estou lendo sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...