Translate

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Arte Catarinense : Vitor Meirelles

Hoje a mamãe e eu conversamos sobre Vitor Meirelles, ele é o maior artista plástico catarinense e não apenas de sua geração. Aqui em nossa cidade tem até um museu sobre ele (veja aqui) , que um dia eu vou visitar, mas antes vou brincar de conhecer as obras dele.

Hoje nós começamos pela obra mais famosa, chamada de A PRIMEIRA MISSA: 



A mamãe falou um pouco sobre Vitor Meirelles, e então nós observamos esta foto no computador (tem até uma cidade aqui em Santa Catarina com este nome também, em homenagem a ele).

A mamãe perguntava:
__ Vamos brincar de descobrir coisas na pintura?
Eu descobri um menino!!! Olha! Está ali no canto abraçando a mamãe dele. O que o Samuel descobriu??

__CUZ!!! (cruz)

__Hummm...uma cruz!!! (a mamãe ia anotando tudo o que eu descobria em uma folha, mas ela não escrevia não, ela ia desenhando...e assim baixo é a folha que a mamãe desenhou com tudo o que eu descobri no quadro acima. A descoberta que eu mais gostei foi o homem na árvore. rsrs Muito engraçado)







Depois a mamãe me deu uma folha, e eu mesmo desenhei tudo o que eu tinha observado!!! Desenhei uma árvore, uma cruz, um bebe, outras árvores, uma escada. Um baú de tesouros no meio. Pessoas com coroas (a mamãe falou que estas pessoas são índios com cocares).

Olha o meu desenho:



E então a mamãe recortou em papel seda só as coisas que eu observei e pediu para eu fazer uma colagem... e olhando o quadro e nossos desenhos eu fui colando os elementos e ficou assim :



Eu não esqueci de colocar o homem na árvore né.

A mamãe falou que este quadro é muito importante para nós catarinenses mas infelizmente está exposto no Rio de Janeiro, no Museu de Belas Artes (o que é uma honra mas que realmente faz falta para nós este quadro estar aqui pertinho) rsrs ...ela disse que um dia ela me leva lá para ver o quadro pessoalmente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...