Translate

segunda-feira, 10 de março de 2014

Bolo de Cenoura - Brincadeira Sensorial na Cozinha

Eu sou muito bom em fazer bolos. E desta vez a mamãe quase não precisou me ajudar. Nós começamos nossa brincadeira assim. Todos os ingredientes, como sempre, estavam separados e nomeados sobre a mesa. Desta vez a mamãe escreveu a receita no computador e nós dois lemos juntos.                                                                 Ela colocou os ingredientes em vermelho, igual as plaquinhas que tinham na mesa e eu fui vendo a palavra e os ingredientes.

A segunda parte foi preparar os ingredientes, eu ajudei a descascar a cenoura e eu que despejei os ingredientes no liquidificador. 

 Depois de colocar tudo no liquidificador.  Eu fechei a tampa e aí liguei. Eu adoro dançar enquanto o liquidificador está ligado e já que precisava bater por cinco minutos, eu e a mamãe saímos dançando ao som do liquidificador. Depois em outra travessa eu despejei o trigo em uma bacia. A mamãe estava ansiosa pois a travessa era de vidro e pequena, mas eu virei bem tranquilo. E não deixei cair a travessa de vidro. 


Foi então que pegamos esta mistura líquida e jogamos no trigo, e eu fui mexendo. Depois a mamãe deu um pouco para eu também despejar, sabe a medida que eu fui mexendo ia mudando a consistência, e eu precisei usar mais força. Eu falava: "FÔÇA!" (*força)

 Depois foi só colocar o fermento, e nesta hora a mamãe cochichou dizendo que o fermento gostava de calma e tranquilidade, e eu precisava mexer beeeeeem devagarinho e foi o que eu fiz. EU ACHEI BEM ENGRAÇADO ISTO. Ahhh e como o forno ainda não estava aquecido e a mamãe ficou brincando comigo de fazer letras na massa ...  E aí foi só colocar na forma e a mamãe colocou no forno e aí...pronto! 


Ou melhor...não tão pronto assim né, porque enquanto o bolo estava assando eu fui lavar a louça que nós sujamos né. Porque isto também faz parte né.
Quando eu vi o bolo sair prontinho do forno. EU ergui os braços e falei:
 ___eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
E quando o bolo esfriou a mamãe fez uma ganache pois aí ela já fria eu poderia colocar sobre o bolo, só que eu comecei a despejar com colher mas aí me empolguei e sem olhar direito para o bolo e assistindo um desenho no computador eu peguei a alça da leiteira e virei com tudo o chocolate e foi parar chocolate por todo o lado...na mesa, na cadeira e no chão.
A mamãe falou: __ AHHH NÃOOO!!!
E eu fiz uma careta amarela sabe, eu deixei cair tudo. Se eu tivesse me concentrado né. Sorte que sobrou o suficiente para cobrir o bolo.

Mas...adivinha o que fizemos com o que caiu no chão...nós brincamos de pintar! A mamãe falou: __Que outra oportunidade vamos ter de fazer pinturas com ganaches??? Então mergulhamos as mãos no chocolate e brincamos de pintar...olha como ficou legal... eu até achei que ficou mais legal do que o bolo. Espia só!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...