Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Educação Domiciliar Atividade Artística e sensorial : Pintando ovos de Páscoa

 Estou editando meu post do ano passado só para mostrar como é que pintei as casquinhas este ano. A mamãe separou as três cores primárias e eu mesmo fiz as combinações de cores. Depois ela cortou cotonetes ao meio e eu os usei como pincéis. Usei também a ponta dos dedos para fazer pontos. Misturamos um pouco de cola na tinta como teste e não causou nenhum problema acabou dando um pouco de brilho e fixando a tinta.
Abaixo o post original: 
____________________________________________

Um dia a mamãe pegou um pote cheio de cascas de ovos, eu nem sabia que ela tinha guardado tantas casquinhas e aí falou que nos íamos pintar.
A mamãe tinha visto num site que dava para colorir usando corante alimentício e vinagre,só que mesmo deixando mais de uma hora de molho não mudaram em nada as cores, a não ser o interior que ficou bem pintado...talez só funcione com ovos brancos. Só que foi divertido mergulhar os ovos na água, pois o ar saía e fazia uma bolha e eu ria. A água expulsava o ar de dentro do ovo, e eu gostei de brincar disto.  
A mamãe separou para esta atividade uns restos de papéis coloridos para colar depois nos ovos, e com uma embalagem de comprimido vazio ela fez olhinhos, amassando papel seda preto (pois não tínhamos nenhuma sementinha preta para colocar dentro. Foi só recortar, colocar o papel preto amassado dentro e colar um papel branco ao fundo e pronto. Os olhinhos estavam prontos.
Na hora de colorir, eu brinquei com três cores: vermelho, azul e verde. E usei um palito para empurrar a casquinha de ovo para o fundo, aí segura ela no fundo até sair todo o ar na forma de uma bolhinha. Fazia "pluft" e eu dava gargalhada. Depois como demorou algumas horas e as casquinhas continuavam sem cor, a mamãe resolveu secar elas e nós as pintamos com guache mesmo. Brincamos de novo de misturar as cores. E eu segurei os ovos com um pauzinho para pintar, e eles ficavam girando...e eu ria. Aí tentei pintar os que estavam nos potinhos , e fui pintando aqui e ali...e a mamãe também foi pintando. E juntos nós conseguimos pintar tudo!!! No fim da atividade eu não tinha nenhuma tinta na minha mãe mas a mamãe estava toda pintada, a mão e até a testa (riso)






Eu estava bem concentrado, porque as casquinhas são bem frágeis. Eu quebrei duas tentando pintar e aí fiquei preocupado em quebrar mais e não quis mais ajudar a mamãe a terminar, mas fiquei só espiando e sugerindo as cores quando a mamãe perguntava:
"__ Que cor eu pinto agora?"
E aí eu falava a cor, e misturava as cores para ajudar a mamãe acabar mais rápido.
Deixamos os ovos na frente do ventilador até secar...e agora eles estão só esperando chegar o dia da Páscoa...a mamãe falou que vai esconder eles e eu vou ter que encontrar pelo quintal. Eu já queria brincar hoje mesmo...chega logo PÁSCOA.


Ah...e estes ovos que tem olhos, se alguém quiser pode colocar orelhinhas mas a mamãe está procurando não associar tanto coelhos com ovos, porque estou aprendendo o reino animal e o coelho não coloca ovos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...