Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sistema Solar: Construindo Maquete Educação Infantil - Reciclagem

Agora que nós já aprendemos e vimos várias coisas do sistema solar, e eu já gosto muito dos "AMETAS"* (*planetas), então nós fizemos uma maquete do sistema solar.

Olha como ficou legal nesta foto do lado. Fizemos até um foguete para eu brincar.

Agora vou mostrar como foi feito passo a passo, caso vocês queiram fazer um também para brincar!

PASSO UM: Primeiro durante a noite a mamãe fez os planetas e assou, sim , como não tínhamos um  outro material mais durável e nem como comprar bolinhas de isopor, a mamãe fez com massinha de sal , eu já usei esta massinha e mostrei a receita aqui no blog ao fazer LETRAS e CONTAS COLORIDAS , lembra?


Para quem quiser fazer de massinha também a mamãe deixa umas dicas: amassar bem para não ficar ar ou água no centro da bolinha,
pode colocar clips maiores, mas a mamãe só tinha estes mesmo.

Já quando fizer Júpiter, não fazer grande como nós fizemos, pois mesmo colocando dois clips a caixa não aguenta o peso muito tempo. Para nós que foi uma atividade momentânea não teve problema, pois depois que Júpiter caiu virou brincadeira rolar pra lá e pra cá o planeta na caixa. E de qualquer forma esta massinha é durável mas não muito. E se fizer grande como nós fizemos terá que cozinhar por mais tempo. Então é melhor fazer pequeno mesmo que fica pronto mais rápido.

PASSO DOIS: No dia seguinte a mamãe preparou uma mistura de guache na cor branca, cola, água e corante alimentício preto (pois nós não temos guache preta, e assim a tinta rende mais). Então eu usei o rolinho para pintar a caixa por dentro. Enquanto eu pintava a mamãe me ajudava a fixar os opostos dizendo para usar o rolinho pintando PARA CIMA e PARA BAIXO. E nos outros lados eu pintei como eu quis, fiz desenhos malucos com o rolinho.

PASSO TRÊS: Depois nós fizemos o céu, e usamos o material que tínhamos em casa também. Papel seda preto e estrelas em EVA. Eu que colei onde eu quis, e achei um desafio porque algumas eram pequenas e grudavam no meu dedo. E a mamãe falou para eu passar a cola com um pauzinho, aí eu tinha que segurar a estrela com uma mão e me concentrar na hora de colocar a cola. Eu consegui colar algumas e aí a cola grudou no meu dedo e eu reclamei e não quis mais, porque eu não gosto de melecar as mãos. E a mamãe colou as últimas para mim no lugar que eu escolhi.






 PASSO QUATRO: Então a mamãe colou o céu no fundo (dentro) da caixa que já estava com a tinta seca. E com um pedaço de rolo de papel aluminio e um pedacinho de papel, a mamãe fez um foguete para mim.

 E enquanto eu ficava brincando com o foguete fui também ajudando a mamãe a pintar os planetas nas cores certas. Ela perguntava qual a cor tinha o planeta Mercúrio, e aí pintava (eu não quis ajudar porque ia sujar minha mão e eu estava segurando o foguete)... só fiquei olhando e ajudando a mamãe a descobrir quais as cores certas para cada planeta. E de novo nós não tínhamos todo o material correto para fazer todas as cores, mas fizemos cores próximas.



PASSO CINCO: Enquanto os planetas secavam, eu pude brincar com meu foguete ainda sem cor na caixa com estrelas, e a mamãe foi fazendo o sol. Ela recortou um círculo amarelo e uma outra parte com raios. 

DICAS: E para dar um efeito no sol, ela enrolou fita crepe e usou para colar o círculo sobre os raios, assim o círculo ficaria um pouco afastando aparecendo mais os raios. Isto é legal fazer com fita banana...mas na falta dela, esta é uma boa dica!


 Para colar o sol, a mamãe usou metade de uma folha A4 mais grossa, pode ser cartolina também, formando um triângulo na lateral da caixa.  Assim o sol ficaria ali no canto e a caixa seria como uma fatia do sistema solar.



Está gostando deste post??? Assine nossa lista!


PASSO SEIS: Quando os planetas secaram a mamãe usou um  pedaço de lã que tinha sobrando e palitos de dente para prender os planetas. Por fora a mamãe não decorou , nem pintou... seguindo a mesma ideia de sempre ao reciclar...deixando visível para mim que o material usado foi transformado. O material permanece ali e eu adorei isto de ver a caixa fechada e aí eu abria e dizia:
__ UAU.
Porque era quase mágica né. Uma caixa simples pelo lado de fora, e quando eu abria...podia ver o espaço! 



 O meu foguetinho, eu escolhi as cores e lembrei a mamãe que tinha PÉ. Eu falei __ PÉ UGUETI. E a mamãe na hora não entendeu, mas vimos umas imagens de foguete na internet e ela entendeu que eu estava falando que o foguete precisava 
de um pé. Aí ela recortou dois pedainhos de papelão, colou no foguete e perguntou se era isto que eu queria. E eu falei:
__Sim! PÉ ugueti.


Aí foi só brincar, ali no lado eu peguei um brinquedo meu e coloquei dentro do foguete. Meu bonequinho viajou até o planeta urano.
E de noite eu usei uma lanterninha para iluminar os planetas e brincar com o foguete decolando. A mamãe apagou todas as luzes e eu fiquei ali no escuro, sentadinho só olhando e falando com os planetas. Foi muito legal! 






Vídeo música em inglês, planetas:

E esta música dos robôs em inglês eu também gosto:


Veja o que já aprendemos sobre o sistema solar:

aula UM

aula DOIS


aula TRÊS

e

Educação Domiciliar Funny Food: Sistema Solar e a Lua com 8 receitas!!!


4 comentários:

  1. achei muito legal fiz isso pro meu trabalho de ciências e ficou da ora amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau que legal! Se tiver alguma foto e quiser enviar vamos adorar espiar sua maquete!!!

      Excluir
  2. eu queria saber o que vc fez para fazer os planetas fazendo favor estou querendo fazer igual o de vcs muito agredecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi claro que posso ajudar, olha no passo um tem o link da receita dos planetas! Clica ali que o link direciona para o post onde usei a mesma massa para fazer LETRAS e CONTAS COLORIDAS. Qualquer dúvida só falar.

      Excluir

Será uma alegria ler seu comentário...