Translate

terça-feira, 15 de julho de 2014

Atividade Ciências Lupa Ensino Infantil Domiciliar Opostos e Fazendo Registro



Agora em nosso quintal tem algumas flores. Estamos no inverno e algumas árvores e matinhos estão florindo se preparando já para a próxima estação. Hoje eu saí pelo quintal observando as flores das árvores e colhendo as flores do chão. Eu encontrei vários matinhos que tinham flores (pois as flores das árvores a mamãe não deixa eu pegar). 
Eu recolhi as flores com minha peneira, e depois fomos para um canto da sala observar as flores.
Eu percebi que alguns galhos aparecem duas flores, e outros galhos aparecem só uma flor. Então a mamãe anotou minha observação escrevendo o número 1 e o número dois na folha e colocou ali as flores (ver na foto acima). 

E a mamãe foi anotando em uma folha as nossas observações.

Ela me perguntou quais eram as cores das flores. E tinha uma flor cor de rosa e outra amarela. Eu respondi a cor e a mamãe anotou (falei Yellow e ROSA e ela perguntou como era Rosa em inglês e eu falei Pink, e ela anotou).

A mamãe perguntou se eu tinha mais flores rosas ou amarelas? Perguntou se a flor era áspera ou macia, se era grande ou pequena. E nossa lista das observações que eu fiz ficou assim: 
rosa, pink, yellow, mais rosa (pois tinha mais flores rosas), macia e caiu (porque ela caiu da minha mão enquanto eu estava olhando na lupa e falei para a mamãe escrever "caiu").

Depois a mamãe releu minhas anotações para mim. E eu encerrei a atividade guardando minha lupa embrulhando as flores observadas em um papel e levando ao lixo. A mamãe disse que é por isto que não arrancamos flores das árvores, porque elas serviriam só para observação hoje, não dava nem pra enfeitar pois não arrancamos com os galhos.  

Eu gosto muito de observar, mas foi a primeira vez que fizemos anotações.

Eu adoro observar tudo, lembra quando eu falei sobre as Conchas que peguei na praia?
E quando eu espiei as formigas em meu pé de feijão?

E as raízes que eu observei após coletar matinhos no quintal? 

Gostou das dicas? Assine nossa lista e


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...