Translate

domingo, 28 de setembro de 2014

GUIA Ensino Meio Ambiente 10 atividades e RESPONSABILIDADE Cristã

Quando minha mamãe era criança ela tinha uma árvore de estimação, ela cuidava e gostava da árvore e até tinha nome (Mariana). Então eu estou aprendendo a ter a responsabilidade de cuidar e amar uma árvore também, eu gosto de molhar esta ameixeira que temos no quintal, e ajudo a olhar se tem matinhos nascendo perto dela e ajudo a arrancar (e aviso a mamãe que precisa arrancar).
Muito mais do que uma atividade de vida prática e de responsabilidade Humana diante da natureza, a preocupação de meus pais é que eu compreenda que toda criação de Deus merece amor e cuidado e portanto seria incoerente sermos cristãos e não respeitar ou não cuidar da natureza.

Eu aprendi que Deus criou todas as coisas e estou aprendendo a demonstrar  meu amor e respeito e reverência a Deus cuidando da criação de Deus. E as árvores e plantas podem nos ensinar muito.

"Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem, e claramente se vêem, pelas coisas que estão criadas." (Rom. 1:20)

A natureza é a forma de compreendermos Deus usando nossos sentidos, ao tocar e cuidar de Sua criação não apenas demonstramos nosso amor mas aprendemos muito.
Por exemplo, quando plantamos qualquer tipo de semente estamos aprendendo a ter paciência,  esperança e confiança.

Alguns teólogos usam a expressão mordomia, ou seja, é necessário que o cristão se posicione como mordomo diante de toda a criação de Deus. E como mordomo, no sentido de servo e cuidador de toda a boa obra de Deus.

Incentivar o amor das crianças pela natureza é uma forma concreta de desenvolver elas no propósito principal de suas vidas, que é amar a Deus o criador de todas as coisas. E assim, por consequencia amar o seu próximo. Pois é impossível amar a Deus e não amar o próximo. 

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20
Estamos falando de crianças pequenas, e apresentando o ensino como um processo que se inicia lentamente na prática do amor. Então, veja a natureza como uma escola para treinarmos aprender mais sobre amor. Um escola que ensina na prática mais sobre o próprio CRIADOR.

Aos pais cristãos, cabe ressaltar : 
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.Romanos 8:22-23


...desta forma, como cristãos não estamos querendo ensinar aos nossos filhos que animais ou plantas valem mais que alma humana (embora no mundo há muitas pessoas que creiam nisto). 
O que precisamos é ensinar nossos filhos a GEMER junto com toda a criação , em amor, enquanto aguardamos a plena REDENÇÃO em Cristo.


Então, ensine o amor a Deus através da natureza. Plante, cuide, preserve, cultive com amor. 

Veja algumas dicas de como brincar com seu filho CLICANDO nos links abaixo:

EXEMPLO quando nós demonstramos uma postura de respeito e cuidado pela natureza é mais natural para as crianças aprenderem .
OBSERVAÇÃO treinando o olhar científico (CONCHAS).

COLETA de materiais da natureza.

REGISTRO  treinando o olhar científico, registro e observação em atividade simples.

TRANSFORMAR recolhendo e transformando o que encontra em ARTE ou material de ensino, esta atividade foi bem divertida.

PLANTAR usando floreira e Projeto Páscoa.

PRESERVAR (atividade da vida prática) e cuidar

RECICLAR também é uma forma de transformar (cavalinho-de-pau de papel)

REFLETIR  Pensar sobre os problemas como poluição (caixa sensorial), caixa fundo do mar (com saco de lixo e massinha)

PASSEIOS ECOLÓGICOS Colocar no roteiro da família visitas em parques , zoológicos, incentivar a ter mais contato com a natureza.

CONHECER MAIS sobre a natureza (Guia com 15 atividades sobre animais da Fauna Brasileira e outros)

Gostou das dicas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...