Translate

quinta-feira, 12 de março de 2015

Por que Atividades Manuais são Importantes e se a criança não se interessar?



São tão importantes estas brincadeiras manuais, artísticas, que às vezes os pais podem esquecer disto. Recortar uma revista com as mãos, colar em uma folha na ordem que criança mesmo escolher. Ou brincar de fazer desenhos com palitos de picolé e palitos de dente colando eles na folha. 

Aqui a mamãe optou por oferecer cola e cotonetes, para que eu brincasse e ao mesmo tempo fosse desenvolvendo ainda mais minha coordenação. 

Todas estas brincadeiras artísticas além de desenvolver a criatividade e um senso estético particular, contribuem com a coordenação motora fina preparando a mão da criança para o trabalho da escrita. 

Neste período da vida em que a criança está absorvendo de forma intensa o mundo ao seu redor, proporcionar momentos como este é fundamental. Não importa se são momentos breves, se o seu filho não permanece muito tempo na atividade. O importante é que você proporcione estes momentos. 

Vou contar MEU SEGREDO, como é que eu fiz estas atividades: 
Eu sou um menino muito curioso, então para me envolver em uma atividade como esta a mamãe precisa contar uma história e eu sentir que há algum sentido no que estou fazendo. Na hora de cortar a revista a mamãe cortou comigo, na hora de colar eu só me interessei pois haviam cotonetes (que é algo que não costumo manipular) e achei curioso que com o tempo o algodão se esticava e formava um linha de cola.

Gostei menos de colar a revista, para isto a mamãe me incentivou contando histórias.
Para eu me interessar pela brincadeira com os palitos o meu boneco preferido ajudou a mamãe, ele foi com ela buscar os palitos e trouxe para mesa e eu fiquei curioso, e a mamãe perguntou o que nós íamos desenhar com o palito.  Eu falei uma casa e então a mamãe falou que eu podia colar os palitos no papel e me mostrou como fazer isto...a partir daí eu colei os palitos.

Gostei muito mais de colar os palitos do que da revista, era algo bem mais concreto desenhar uma casa do que tentar desenhar colando revistas. Quando ficou pronto eu falei: __ ESTE EU GOSTEI.

E a mamãe ficou feliz por ter trazido duas opções, e trazer para o blog a observação de como é importante para nós crianças compreendermos mais a atividade para nos envolvermos com ela. Quando eu fiz a colagem de revista, eu até tentei fazer um desenho...mas os pedaços eram tão diferentes que não me animei. Quando eu vi os palitos, o desenho da casa apareceu muito mais fácil em minha mente. E colar os papéis só por colar, não me atraiu.

 Então, fica a dica, se o seu filho for parecido comigo...talvez seja legal você propor mais de um material na hora da colagem. 

Dar opções é sempre um bom caminho na hora de fazer arte, porque cada arte recebe sua inspiração de um material diferente ou diferentes inspirações de um mesmo material. 

Quer dicas de alguns outros materiais para brincar de colagem? Clique na palavra e veja o post! Que tal:



Gostou das Dicas? Assine nossa lista

2 comentários:

Será uma alegria ler seu comentário...