Translate

sábado, 5 de julho de 2014

História do Mundo Ensino Infantil Domiciliar Universo Atividade e Livro



O que é o universo? Começamos a aprender sobre este assunto de uma forma bem lúdica, eu acho que até hoje foi a brincadeira que eu mais gostei até agora. Para eu entender nós começamos vendo uma foto do universo no computador e aí a mamãe pego uma caixa e juntos nós pintamos a caixa como se ela fosse o Universo. 
Eu ia até o computador e voltava correndo e avisava a mamãe que o meu universo estava :
__Quase mamãe!

A mamãe falou que faltava muitas estrelas ainda para se parecer com a foto do Universo, então ela pintou a ponta dos meus dedos de branco e nós ficamos batucando na caixa e eu aproveitei e dancei um pouco. Sabe, nós somos cristãos, e eu acho que talvez Deus tenha se divertido tanto quanto eu quando criou o Universo... criar o universo é muito bom! 



Depois que pintamos e dançamos (batucando a caixa que era o universo), a mamãe contornou de azul alguns punhados de estrela e me mostrou como agora estava bem parecido com a imagem que vimos.
A mamãe então me mostrou as caixinhas que ela havia preparado para que eu brincasse de universo. Cada caixa era como dar um zoom dentro para espiar o que tem lá rs.

Ao todo fizemos 9 caixas: Universo, Via Láctea, Sistema Solar, Terra, América do Sul, Brasil, Santa Catarina, Florianópolis que é onde eu nasci e moro.
Está gostando deste post? Assine nossa lista: 


Assim eu consigo agora ir da minha casa até o universo e voltar para casa antes do jantar ficar pronto, não é bom? 


O material que ela usou:
Caixas recicladas (fósforo, medicamentos, café, celular, sapato) , guache, impressora para as imagens e etiquetas e papel contact para colar, tesoura, pincel e canetinha.

Dica: Algumas caixas foram diminuídas cortando dentro de cada borda para que coubesse dentro das outras sem dificuldade. A mamãe dava um corte em cada um dos quatro cantos e cortava a sobra, aí só amassar e fechar normalmente.


Esta ideia vem de atividades montessorianas, tema Eu no mapa, "Educação Cósmica".

Para nossa leitura começamos a ver o livro indicado pelo Grupo de mamães no facebook sobre o a Teoria do Big Bang e o livro sobre Gênesis (Bíblia: A criação).
Com o livro A História de Tudo eu pude ver um pouco mais sobre os dinossauros (lembra que já brincamos sobre isto no blog?) e também sobre os Planetas (e eu até já fiz uma maquete, você quer aprender como fazer? ).



E também assistimos este desenho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...