Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Como Ensinar a Escrever Brincadeira Alfabetização com Passo a Passo e Receita


Muita gente não percebe como escrever é algo difícil. E quando eu entendo que na verdade a letra é um desenho e tem técnica  para desenhar,  aprender esta técnica torna tudo mais simples para mim.

Então hoje eu tirei dúvida de algumas letras. Para eu aprender a mamãe resolveu me ensinar a colorir arroz para fazer esta brincadeira de treino de escrita. Pois agora eu já estou um menino maior e posso eu mesmo ajudar nos preparos de meus materiais.

Anote aí , e faça você também! Ingredientes: Usei Uma xícara de arroz, uma colher de água em cada potinho, algumas gotas de corante alimentício. Então eu mesmo dividi o arroz nos potinhos e fui mexendo com palito de fósforo. Depois coloquei na janela para secar no sol. Secou bem rápido mas nós acabamos usando apenas no dia seguinte!

Veja como brincar: 
E usamos assim, a mamãe desenhou a Letra K e Y, e escreveu um número para representar a ordem que eu deveria colar os grãos, eu usava palito de fósforo para espalhar a cola, e já fazia o movimento de escrita com ele.  Eu traçava e dizia "primeiro um assim e depois outro e pronto!" E eu consegui!


Depois de escrever com a cola, eu soltava os grãos coloridos na ordem da escrita e fazia um número de cada vez. Cola e arroz no traço número 1, depois cola e arroz no traço número 2, e aí cola e arroz no traço número 3. Eu quis usar as 3 cores, mas poderia ter usado uma só por letra. É que eu gosto de colorido mesmo.
 Depois de fazer isto eu tentava escrever em uma folha a sequencia de traços que eu aprendi.  E no final eu escolhia qual letra eu escrevi melhor e qual eu precisava melhorar ainda. Eu mesmo avalio minha escrita.
A letra Y foi mais difícil para mim, e no início eu associei ela com um V com cabinho embaixo rs mas depois desta colagem eu não tive receio de tentar fazer e gostei, já a letra K eu gostei mais e fiz várias vezes!
Aí eu guardei o arroz que sobrou para as outras letras que tenho dúvidas, para brincar outro dia. Depois a mamãe vai colando as fotos aqui neste post para você acompanhar. 

Espero que você tenha gostado das dicas, reveja elas agora:

1) Desenhe a letra e anote um número para guiar a criança na colagem,
2) Na hora de colar ajude a criança a fazer o movimento da escrita com a cola e na hora de colar o arroz também, 
3) Faça uma parte de cada vez (cola e arroz), e não passe cola em tudo e arroz em tudo...assim a criança vai fixando cada parte da figura em sua ordem, 
4) Treine a escrita ao final da brincadeira, incentivando com animação e sem forçar,
5) Peça para a criança escolher e circular a letra que fez e mais gostou e para fazer um X sobre a letra que precisa melhorar (deixe que ela se auto avalie),

Quer espiar outras brincadeiras de escrita? 
Brincadeira para melhorar Coordenação Motora
Brincadeira para Fortalecimento do Braço




Gostou das Dicas? Assine nossa lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será uma alegria ler seu comentário...